Divulgados cronograma e normas para participação na VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica
Também estão disponíveis tutorial e modelo template com orientações sobre submissão de trabalhos

Publicado em: 27 de junho de 2018 10h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2018 10h06min

A organização da VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica divulgou o cronograma de realização do evento. A submissão dos resumos expandidos no Portal de Periódicos da UFFS poderá ser feita no período de 3 de julho a 6 de agosto. As inscrições para apresentadores de trabalhos e ouvintes poderão ser realizadas de 18 a 25 de setembro, e a partir de 4 de outubro serão divulgados os horários e locais de apresentação dos trabalhos.

O estudante bolsista, como primeiro autor, também precisa fazer a inscrição como apresentador de trabalho. Os demais autores de trabalhos e/ou demais participantes poderão fazer a sua inscrição apenas como ouvintes.

Na página da VIII JIC estão disponíveis ainda um tutorial para autores e um modelo (template) com orientações para apresentação do resumo do trabalho, além do regulamento do evento com as normas para elaboração do resumo expandido (Anexo I) e as normas para elaboração da apresentação oral (Anexo 2).

A edição VIII da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica traz o tema “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Frente a um Mundo Globalizado” e ocorre no Campus Realeza durante os dias 16 e 17 de outubro. A expectativa é de que cerca de 140 trabalhos sejam apresentados.

Durante os dois dias, serão apresentados os resultados de pesquisas de estudantes bolsistas de Iniciação Científica (UFFS/FAPESC/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária), das Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq), de Inclusão Social (PIBIS/Fundação Araucária) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (UFFS/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária). Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores da UFFS e representantes externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades são direcionadas principalmente para os estudantes bolsistas da UFFS, embora sejam aceitas submissões de resumos expandidos de estudantes bolsistas de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Na programação estão previstas, além das apresentações orais dos trabalhos, palestras, workshop, atividades culturais, cerimônia de premiação (Jovem Pesquisador), entre outras atrações.

Prêmio Jovem Pesquisador

Os melhores trabalhos nas nove grandes áreas do CNPq apresentados durante a VIII JIC receberão Menção Honrosa. Os melhores trabalhos em cada uma das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida / Engenharias, Ciências Exatas e da Terra / Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), receberão o Prêmio Jovem Pesquisador.

Os estudantes bolsistas premiados receberão ajuda de custo para participarem como apresentadores de trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) que ocorrerá durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).