Disponível novo sistema gerador de ficha catalográfica da UFFS
Pode ser usado por todos os discentes da Universidade

Publicado em: 03 de março de 2020 17h03min / Atualizado em: 04 de março de 2020 16h03min

Já está disponível no site da UFFS o novo sistema gerador de ficha catalográfica. A ficha catalográfica é uma ficha padronizada que reúne os dados que descrevem uma publicação e segue um padrão internacional, para que seja possível identificar os dados de uma publicação mesmo sem o conhecimento da língua. Isso ocorre devido à padronização que há na ordem e nos elementos separadores de cada item da ficha, facilitando a inserção dos dados dos trabalhos em variadas bases de dados.
O gerador tem como objetivo agilizar o processo de confecção das fichas catalográficas, já que é uma modalidade de autosserviço. De acordo com a chefe da Divisão de Bibliotecas, Franciele Scaglioni da Cruz, a UFFS já contava com um gerador de ficha catalográfica, no entanto, com o apoio da SETI, essa é uma nova versão, que é mais fácil de usar. “Além disso, o novo gerador traz como novidade a possibilidade de inserir até 3 orientadores e até 3 coorientadores, que era a demanda de alguns cursos”, explicou.
O recurso está disponível para todos os discentes da UFFS, tanto dos cursos de graduação quanto de pós-graduação. Após o preenchimento dos dados pelo autor, o gerador de ficha catalográfica faz a formatação correta deles, disponibilizando ao autor a ficha normalizada, em um arquivo PDF, que fica disponível para download e/ou impressão.
Atualmente, as fichas aparecem apenas no verso da página de rosto de publicações, oficializando seus dados descritivos. As universidades públicas brasileiras solicitam a confecção das fichas catalográficas dos TCC's, dissertações, teses e outras produções intelectuais institucionais. Conforme instrução da norma ABNT NBR 14724:2011, a ficha catalográfica é um elemento obrigatório na apresentação de trabalhos acadêmicos e deve ser elaborada de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Dúvidas a respeito da ficha catalográfica devem ser enviadas para o email: prograd.dbib@uffs.edu.br ou esclarecidas diretamente na Biblioteca do Campus.

O gerador de ficha catalográfica pode ser acessado no link  Gerador de ficha catalográfica.