Diretora troca experiências sobre assistência estudantil

Publicado em: 21 de setembro de 2010 09h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 15h03min

A diretora de Assuntos Estudantis, professora Geruza D’Avila, representou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na 2ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis – (FONAPRACE) Regional Sul – em Porto Alegre. O encontro, que terminou no dia 17, tratou das políticas de assistência estudantil desenvolvidas na região.

Segundo a diretora, a primeira parte do evento foi dedicada às discussões do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que, pelo decreto 7.234, tornou-se política de Estado. Segundo Geruza, o principal objetivo do Pnaes é democratizar as condições de permanência dos alunos nas instituições federais de ensino superior.

O Pnaes aponta ações necessárias nas seguintes áreas: moradia, alimentação, transporte, saúde, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico, inclusão digital e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. O decreto ainda prevê que as ações se destinam aos estudantes oriundos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Na segunda parte da reunião, as universidades trocaram experiências sobre as ações já desenvolvidas nas instituições. Para a diretora, essa foi a discussão mais rica. “Serve para as novas universidades aprenderem a não cometer os mesmos erros das mais antigas”.

Com as informações das demais universidades do Sul, Geruza aponta que o próximo passo da Diretoria de Assuntos Estudantis será socializar as informações e envolver toda a comunidade acadêmica na definição das ações.

Censo da Educação Superior
Geruza lembra que o Pnaes tornou-se um decreto a partir das necessidades de oferecer a assistência para que os estudantes permanecessem na universidade. Os dados para essa conclusão foram conseguidos em coletas e análises do perfil dos estudantes do ensino superior, em 2004. As próximas conquistas, para ela, passam pelo próximo levantamento de informações.

A preparação para a pesquisa na UFFS já iniciou. Nos dias 21 e 22 de setembro a assistente social Rosiléia Nierotka participa, em Campo Grande, de um encontro que discute o tema.