Dilvo Ristoff toma posse como reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul

Publicado em: 13 de outubro de 2009 08h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 15h03min

"Vou a Brasília e retorno reitor. Agora é só trabalho”, disse Dilvo Ristoff. Com esta determinação Ristoff será empossado pelo ministro da Educação Fernando Haddad, como reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A solenidade está marcada para o dia 15 de outubro, às 15h, na Sala de Atos do MEC, 9º andar, em Brasília. O evento será prestigiado por prefeitos da região, representantes de entidades e movimentos sociais, pelos diversos órgãos ligados ao MEC e pela Administração Central da UFSC.

Ristoff segue para Brasília nesta quarta-feira, dia 14, com o objetivo de resolver alguns assuntos burocráticos antes da posse. A princípio continuará a manter o serviço de atendimento da UFFS nas dependências da UFSC, que atuou como tutora da nova instituição, mas somente até o mês de novembro quando será feita a mudança para o município de Chapecó.

A afirmação de Ristoff de que agora é só trabalho é bem fundamentada. Ele assume como reitor a frente de uma Universidade multicampi, com sede em Chapecó e campi nas cidades gaúchas de Cerro Largo e Erechim e nas cidades paranaenses de Realeza e Laranjeiras do Sul. Além disso, é uma universidade voltada para a população dos 396 municípios que compõem a Mesorregião da Fronteira do Mercosul, caracterizada historicamente pela falta de acesso à educação superior.

Os três campi oferecem 2.160 vagas em 16 cursos já em 2010. Para ingresso será utilizado como critério o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os contratempos relacionados à atual edição do Exame alteraram o cronograma de ingresso e talvez as aulas, que estavam previstas para iniciar em março do próximo ano, comecem somente no mês de abril.

Fonte: Mara Paiva / Jornalista da Agecom