Departamento de Gestão Ambiental divulga relatório de ações de combate ao Aedes aegypti
O trabalho ocorre desde julho, com a designação de Comissão formada por servidores dos seis campi

Publicado em: 27 de novembro de 2018 16h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2018 09h11min

O Departamento de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou informações sobre as ações propostas de prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no âmbito das instalações dos seis campi da Instituição. O trabalho iniciou em julho deste ano e vem sendo implementado por servidores designados pela Portaria Nº 654/GR/UFFS/2018.   

Conforme dados do Departamento de Gestão Ambiental cadastrados na plataforma aedes.sigelu.com, do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, foram realizadas, até o momento, 53 vistorias e 14 treinamentos nos campi da UFFS. A comunidade acadêmica pode participar da campanha acessando o link “UFFS contra o aedes” para informar e identificar possíveis criadouros do mosquito.

Rudinei Justi, chefe do Departamento de Gestão Ambiental, informa que a campanha prossegue e deve ser intensificada com o início do verão. Segundo ele, os principais materiais que podem servir de criadouros do mosquito são vasos de plantas, potes, baldes, garrafas, copos, cisternas, piscinas, pneus, galhos, lonas, dentre outros. “Esses locais de criadouro devem ser removidos, limpos ou, nocaso de vasos com flores, deve-se colocar areia, a fim de evitar a proliferação do mosquito. Com essas ações acreditamos que podemos afastar o risco de dengue, chikungunya e zica”, opina Justi.