Curso de Matemática da UFFS – Campus Chapecó está entre os 10 melhores do país
Avaliação do Enade mostrou mais uma vez a qualidade do curso

Publicado em: 22 de setembro de 2022 10h09min / Atualizado em: 22 de setembro de 2022 10h09min

Com nota máxima na avaliação do Enade, o curso de Matemática da UFFS – Campus Chapecó, está entre os 10 melhores cursos do país. Essa não é a primeira vez que o curso alcança essa posição.

Para a coordenadora do curso, Divane Marcon, esse ótimo desempenho do curso pode ser atribuído ao corpo docente que é bastante diversificado nas áreas de pesquisa e que trabalham com o objetivo comum de fazer um curso de qualidade e formar professores preparados para a sala de aula. “Os professores têm projetos de pesquisa e extensão voltados aos alunos e professores dos ensinos fundamental e médio. Temos também rodas de conversa sobre o curso e os alunos compreendem a importância do Enade. Os projetos de Residência Pedagógica e PIBID reforçam a atuação dos futuros professores nas escolas. O curso também tem uma boa relação com as escolas e parcerias com a Secretaria de Educação do Município”, afirmou.

Além disso, Divane aponta que dentro do projeto pedagógico do curso há alguns diferenciais como a implantação das Práticas como Componente Curricular dentro dos Componentes Curriculares Regulares. “Desde as primeiras fases do curso, ofertamos Componentes Curriculares voltados para a preparação do futuro professor de matemática, com estudo, análise e aplicação de conteúdos dos ensinos fundamental e médio”, explicou,

Estrutura

O curso de matemática da UFFS – Campus Chapecó possui um Laboratório de Ensino de Matemática, que possui um acervo grande de materiais didáticos-pedagógicos, além do laboratório de informática.

Dos 13 professores, 11 são doutores e o curso tem projetos em diversas áreas como: Projetos de Formação Continuada para professores da rede básica de ensino; Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), que nesse ano está na 5ª edição; Residência Pedagógica e PIBID; Programa de Iniciação Científica (PIC) para alunos medalhistas na OBMEP e Projetos de Pesquisa voltados para a área de Ensino de Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Pura.

Para Divane, todos os professores têm orgulho de atuar no curso e fazer parte desse processo. “É importante destacar que mesmo estando no interior do Brasil, o curso está entre os 10 melhores do Brasil. Nós temos orgulho de atuar nesse curso e fazer parte desse processo. E os alunos ficam confiantes que estão recebendo uma formação de qualidade”, concluiu.