Construção dentro das diversidades

Publicado em: 24 de fevereiro de 2010 10h02min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min

Florianópolis – Os pró-reitores de Graduação, Solange Maria Alves, de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, e de Planejamento, José Alex Sant’Anna, nomeados pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, consideram grande o desafio de realizar um trabalho unificado em uma instituição multicampi. A professora Solange Maria Alves afirma que a Fronteira Sul tem características semelhantes, mas também diversidades que devem ser consideradas no processo de construção da universidade.

Em sua área, a pró-reitora considera que as primeiras ações giram em torno da revisão do projeto pedagógico, da revisão do conjunto de conteúdos das disciplinas e dos horários de funcionamento de cada curso.

Para garantir uma boa estrutura e qualidade nas áreas de conhecimento, a pró-reitora propõe a constituição de um Núcleo de Assessoria Pedagógica, encarregado de ordenar toda a política de graduação da UFFS, uma política de formação continuada na docência, canais de diálogo com acadêmicos e com professores e organizar um atendimento de qualidade ao aluno nos diferentes espaços como secretaria acadêmica e biblioteca.

Todas as ações devem se adequar às diretrizes da política de educação superior do país. “Cabe à docência planejar, ordenar o raciocínio por meio de estratégias que fomentem a apropriação, a construção e a difusão do saber no ensino, pesquisa, e extensão”, ressalta a pró-reitora, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Educação pela USP.

A partir da missão e dos objetivos estabelecidos para a universidade, cuja construção se deu por meio da participação de inúmeras lideranças e movimentos sociais, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, diz que tem a tarefa de vocacionar a pesquisa e criar cursos e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu que respondam às necessidades regionais e contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico, especialmente da região de abrangência da UFFS. “Assim que iniciarem as atividades acadêmicas, começaremos as discussões que devem definir as linhas e os grupos de pesquisa da instituição, assim como os cursos e os programas estratégicos no campo da pós-graduação, especialmente os de mestrado e de doutorado.”

Trevisol é pós-doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi pró-reitor de Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O pró-reitor de Planejamento, José Alex Sant’Anna, vai trabalhar para que a UFFS cumpra sua missão de oferecer ensino público de qualidade e, para isso, segundo ele, é necessário planejar como a instituição vai crescer e em que direção. “Temos que ajustar as bases filosóficas da universidade às políticas governamentais e aos anseios da sociedade”, diz Sant’Anna. Ele considera essencial para o êxito do projeto três fatores: vontade, o respeito ao coletivo e cumprimento ao plano acordado. O pró-reitor ressalta que o planejamento da universidade a curto e longo prazo deve ser realizado de forma estável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões. “Vamos propor um novo patamar cultural e de vida para as comunidades.”

Sant’Anna foi um dos criadores e primeiro pró-reitor de Administração da Universidade Federal do ABC, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, é professor convidado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e possui doutorado em Engenharia dos Transportes pela Universidade de São Paulo (USP).

No processo de composição das equipes da UFFS, o reitor, Dilvo Ristoff, também nomeou a diretoria executiva do campus de Erechim: Ilton Benoni da Silva para o cargo de diretor do campus, Dirceu Benincá, para coordenador administrativo, e Paulo Bittencourt, para o cargo de coordenador acadêmico. As portarias foram divulgadas no Diário Oficial da União de 17 de fevereiro.