Confira as causas de exclusão de candidato no Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020
Provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, de sábado a segunda-feira

Publicado em: 04 de dezembro de 2019 11h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2019 11h12min

A menos de uma semana para o Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020, que ocorre nos próximos dias 7, 8 e 9 de dezembro, de sábado a segunda-feira, vale a pena relembrar os motivos que podem levar um candidato à exclusão. É importante conhecer bem as regras do concurso e evitar qualquer constrangimento em decorrência do descumprimento de algum dos itens dispostos no edital.  

Segundo o edital deste ano, durante a realização das provas, o candidato não poderá fazer empréstimos de qualquer natureza ou usar outros meios ilícitos. Também não pode haver nenhum tipo de ajuda para resolução da prova, ou seja, tanto quem fornecer quanto quem receber auxílio poderá ser excluído. Quem for flagrado utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova ou for responsável por falsa identificação pessoal também terá sua participação no concurso cancelada.  

Há uma série de itens que o candidato não pode portar durante a realização da prova, como material didático-pedagógico, telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais. Estes itens devem ser guardados em um saco plástico sob a carteira. Caso o candidato seja flagrado com algum destes objetos, mesmo que desligados, será excluído do concurso. Também não é permitido perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. O candidato não poderá afastar-se da sala, durante a realização da prova, sem o acompanhamento de fiscal, nem retirar-se definitivamente do sala/grupo de realização das provas antes das 16h30.

Quando terminar a resolução da prova, o candidato deverá entregar ao fiscal do grupo/sala todo o material da prova – cartão-resposta, o caderno de prova, a folha oficial de redação e as folhas oficiais de resposta das questões discursivas –, caso contrário também sofrerá a expulsão do vestibular. O candidato que recusar-se a participar dos procedimentos de revista com detectores de metais (citados no item 11.1) também será excluído. Mesmo depois da realização das provas (em caso de aprovação e realização da matrícula), o estudante ainda estará sujeito a eliminação. Isso ocorrerá caso seja comprovado que o candidato usou documentos e/ou informações falsas ou outros meios ilícitos para realizar o Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020.