Conferência debate política educacional inclusiva e organização universitária
Evento ocorre no dia 28 de abril, com transmissão e participação on-line

Publicado em: 15 de abril de 2021 16h04min / Atualizado em: 19 de abril de 2021 12h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul realiza, no dia 28 de abril, a partir das 14h, conferência com o tema “Política educacional inclusiva e organização universitária: elementos para o debate”. O evento poderá ser acompanhado de forma on-line por todos os interessados no assunto.

O evento terá como convidadas Bianca Costa Silva de Souza e Rosalba Maria Cardoso Garcia, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo os organizadores, “o evento tem a intenção de iniciar o debate institucional para construção da Política de Acessibilidade da UFFS, com momentos de formação para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o assunto. Essa será a primeira atividade. No decorrer do ano, também serão realizadas atividades em cada um dos campi da UFFS, abordando assuntos relacionados a essa ampla temática”.

Conforme Lucélia Peron, do Núcleo de Acessibilidade da UFFS, “inicialmente, serão tratados durante o evento aspectos mais amplos das políticas de inclusão, tais como: seus objetivos e o que isso representa para a sociedade como um todo, o que elas asseguram para o público-alvo e impactos na gestão universitária”.

O debate também vai marcar o início das discussões da Política de Acessibilidade da UFFS. Conforme Peron, “pretende-se instituir um grupo de trabalho (GT) geral para coordenar a elaboração da Política de Acessibilidade na instituição. Nesse GT terá representantes da Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da comunidade acadêmica dos campi, além de estudantes com deficiência, pois não podemos conduzir um debate sem a participação do público que pretendemos alcançar. Além disso, em cada campus terá um GT local, para encaminhar o trabalho. Também pretende-se elaborar um instrumento de avaliação para identificar como está ocorrendo, em cada campus, o processo de inclusão (as ações realizadas, o que falta ser feito, o que está dando certo e o que melhorar). Esse instrumento será respondido pelos estudantes com deficiência, professores de estudantes com deficiência e membros dos setores de acessibilidade. Com essas informações, será elabora uma minuta inicial de política, que será analisada e discutida em todos os campi, nas plenárias locais a serem organizadas”.

O evento contará com a presença de intérpretes de libras. Caso algum participante necessite de mais algum recurso de acessibilidade específico, poderá solicitar pelo e-mail dpg.acessibilidade@uffs.edu.br.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Practice UFFS lives.