Comunidade acadêmica já pode acessar os planos de ensino dos estudantes de modo on-line
Serviço possibilita agilidade nos procedimentos e economia no uso de papel

Publicado em: 14 de agosto de 2018 17h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2018 16h08min

A partir desta semana a comunidade acadêmica da UFFS pode acessar os planos de ensino de forma on-line. O serviço foi organizado e viabilizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em conjunto com a Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI).

A nova ferramenta já está disponível no Portal do Professor, no site da UFFS, para preenchimento dos planos de ensino pelos docentes da Universidade. Depois desta etapa, as informações são homologadas e disponibilizadas aos estudantes pelo Portal do Aluno, o qual também pode ser acessado no site da UFFS.

A construção informatizada dos planos de ensino dos cursos de Graduação da UFFS tem como objetivo principal dar agilidade e segurança ao processo, uma vez que as informações serão automaticamente importadas dos componentes curriculares vinculados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) registrados no Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SGA). Além disso, o uso de papel será reduzido, já que o ambiente utilizado é autoexplicativo e possibilita que o fluxo de análise (professor>coordenador>colegiado>arquivamento) ocorra sem necessidade de impressão do documento e entrega dos originais nas secretarias acadêmicas nos campi.

Sobre o Plano de Ensino

A elaboração do Plano de Ensino, bem como sua apresentação aos estudantes, discussão e aprovação em Colegiado do Curso, conforme preconiza o atual Regulamento de Graduação da UFFS (Art. 5º, Inciso IV), é condição necessária para a execução das propostas formativas desenhadas em cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Além disso, trata-se de um documento ao qual todo estudante tem direito ao acesso, é de guarda permanente da Instituição e, necessariamente, está vinculado a cada turma ofertada.