Comunicação da UFFS vai mudar no período eleitoral
Veja as principais orientações para o período.

Publicado em: 01 de julho de 2022 09h07min / Atualizado em: 01 de julho de 2022 14h07min

Durante todo o período eleitoral — de 2 de julho a 2 de outubro ou, se houver segundo turno, 30 de outubro —, algumas modificações na comunicação da universidade serão necessárias para atender à legislação eleitoral.

Orientações gerais

* Ficam vedadas publicações que contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades, de servidores públicos ou institucional em todas as páginas relacionadas à UFFS.
Fica permitida, apenas, a divulgação de conteúdos informativos ou de interesse do cidadão, desde que vinculados à prestação de serviços da UFFS, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

* As matérias ou publicações nas redes sociais serão apenas informativas, de preferência sem citações, diretas ou indiretas, de fontes institucionais ou externas.

* Durante esse período, os comentários em todas as redes sociais da UFFS estarão fechados.

* A marca do Governo Federal – Pátria Amada Brasil – será removida do site da Universidade e de outros materiais e coberta em placas de obras etc.

*As divulgações de informações pelos telefones celulares institucionais, ainda que em grupos fechados de mensagens instantâneas, também configuram comunicações oficiais, sendo o conteúdo produzido ou compartilhado de responsabilidade do servidor em posse do número e/ou aparelho.

* Comunicação interna, e-mail marketing, intranet, e-mails, sistemas, murais institucionais, entre outros, também estão sob as mesmas regras.

Eventos institucionais ou participação em eventos como representantes da UFFS

* É aconselhado cuidado com discursos proferidos em eventos, formaturas, entre outros, durante o período eleitoral, uma vez que exaltação de governos, instituições governamentais, candidatos podem ser entendidas como propaganda eleitoral.

Gestores durante o período eleitoral

Durante o período eleitoral, é aconselhado que seja retirado o vínculo com a instituição em redes sociais particulares, para que, dessa forma, todos possam expressar seus posicionamentos, se assim desejarem.

Eventuais alterações ou medidas mais restritivas serão comunicadas pela Diretoria de Comunicação Social. A Diretoria se mantém à disposição para eventuais esclarecimentos. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para dir.dcs@uffs.edu.br.

As orientações também serão enviadas por e-mail para todos os servidores.