Comissão na UFFS discute programa de teletrabalho
Minuta inicial será apresentada aos servidores para apreciação

Publicado em: 02 de julho de 2021 15h07min / Atualizado em: 02 de julho de 2021 15h07min

Uma comissão instituída pela portaria nº 1655/GR/UFFS/2021 está produzindo uma minuta de Normas Gerais para o Programa de Gestão de Teletrabalho na UFFS. O pró-reitor de gestão de pessoas, Claunir Pavan, explicou como está o trabalho da comissão e a discussão sobre o teletrabalho. Veja abaixo a entrevista completa:

UFFS - Como está sendo desenvolvido o trabalho da comissão?

Claunir Pavan - A comissão instituída pela Portaria nº 1655/GR/UFFS/2021 está produzindo uma minuta de Normas Gerais para o Programa de Gestão de Teletrabalho na UFFS considerando a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, do Ministério da Economia, as orientações dispostas no relatório do GT-Teletrabalho do Forgepe (Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas), e as especificidades da UFFS. Já aconteceram cinco encontros de discussões e acreditamos que nos próximos trinta dias teremos condições de apresentar a minuta para todos os servidores conhecerem e contribuírem para o seu aperfeiçoamento.

Qual o objetivo da comissão?

O objetivo é cumprir as competências designadas através da Portaria nº 1655/GR/UFFS/2021, artigo 3º.

I - Promover ampla discussão sobre o tema junto aos servidores da UFFS;
II - Discutir normas e procedimentos gerais para a implementação do programa de gestão no âmbito da UFFS, abordando, pelo menos, os seguintes temas:
III - Produzir minuta de Resolução para Instituir e Estabelecer Normas Gerais para o Programa de Gestão de Teletrabalho no âmbito da UFFS, a ser encaminhada para apreciação da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas - CAPGP.

 Qual a importância de se discutir o teletrabalho?

Esta modalidade de trabalho tem efeitos na vida pessoal e institucional, é um tema que vem sendo investigado nos últimos anos de forma a entender suas particularidades e como ela impacta as atividades e as pessoas.

Mais especificamente na UFFS, precisamos entender como viabilizar o teletrabalho mantendo o suporte às atividades fim presenciais. A experiência que estamos vivendo atualmente, de trabalho remoto em razão da Pandemia da Covid-19, não é suficiente para a tomada de decisão.

O Ministério da Educação autorizou a implementação do Programa de Gestão, através da Portaria nº 267, de 30 de abril de 2021, na forma da Instrução Normativa SGP/ME nº 65, de 30 de julho de 2020, e suas atualizações. Então, precisamos estabelecer a abrangência do teletrabalho, em função da conveniência e do interesse do serviço, e produzir normas e procedimentos internos para que os participantes tenham clareza dos requisitos para atuação nesta modalidade.

Em algum momento os servidores poderão participar de alguma forma? Como se está pensando isso?

Sim, atualmente a comissão está produzindo uma minuta de resolução, observando as disposições da Instrução Normativa SGP/ME nº 65, que será apresentada em momento oportuno, a todos os servidores interessados, em reunião por videoconferência. A partir da apresentação, a minuta será disponibilizada em um canal aberto, a plataforma Participa + Brasil, onde os servidores poderão sugerir emendas no documento inicial.

A partir desta consulta pública, a comissão consolidará as sugestões e encaminhará a minuta para a Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas, para deliberação.

Atos normativos relacionados: