Comissão do Mestrado em Educação busca parceria com a UFSC

Publicado em: 21 de dezembro de 2010 10h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 14h03min

Um termo de cooperação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pode ser concretizado em 2011. O termo visa apoiar o processo de implantação do programa de mestrado em Educação da UFFS.

Para discutir o assunto, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Vitório Trevisol, e a comissão responsável pela elaboração do projeto de mestrado em Educação da UFFS, professores Pedro Borges e Adriana Loss, estiveram reunidos em dezembro com as coordenações dos programas de Pós-Graduação em Educação, professora Célia Vendramini e Educação Científica e Tecnlógica, professor José de Pinho Alves Filho, da UFSC.

Instituições discutiram possível parceria

Após a apresentação e discussão da proposta de mestrado elaborada pelo grupo de trabalho da UFFS, foram discutidas possibilidades de cooperação a serem implementadas a partir do início de 2011. Um termo de solidariedade entre as instituições foi analisado concretamente. Nele, os Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC assumem a tarefa de serem nucleadores de um novo programa de pós-graduação em Educação, a ser implantado na UFFS.

Uma experiência de nucleação pode envolver, entre outras ações: o acompanhamento/assessoria por parte dos PPGE da UFSC ao Grupo de Trabalho em atividade, responsável pela elaboração do projeto de PPGE/UFFS; o envolvimento de docentes dos PPGEs da UFSC, de forma compartilhada com os docentes do PPGE/UFFS, em atividades de ensino e orientação de dissertações no PPGE/UFFS; elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto, assim como, produção científica compartilhada; e realização de eventos acadêmicos em conjunto.

O assunto será retomado após as discussões internas dos PPGs da UFSC.