Cerca de 87% dos candidatos têm origem na escola pública

Publicado em: 11 de fevereiro de 2010 08h02min / Atualizado em: 17 de março de 2017 09h03min

Florianópolis – Dos inscritos no processo seletivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), 86, 7% fizeram todo o ensino médio ou parte dele em escola pública e terão direito à bonificação, prevista pelas regras do processo de seleção. Do total de 11.209 inscrições recebidas no prazo, 9.008 (80,4%) são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública; 385 (3,4%) de alunos que frequentaram dois anos e 321 (2,9%) de alunos que cursaram um ano de escola pública. Apenas 13,3% dos concorrentes cursaram todo o ensino médio em escolas do setor privado. Ter feito o ensino médio em escola pública faz parte dos critérios de classificação, conforme previsto no item 4 do Edital 003 /UFFS /2009, que estabelece as regras do processo seletivo da UFFS.

Candidatos acham que têm chances

Quando concluiu o ensino médio em escola pública há mais de 10 anos, o técnico em informática Vânio Andrei Tonim, 33 anos, não pode realizar o sonho de fazer uma faculdade. “Para quem trabalha o dia inteiro fica difícil conciliar as duas atividades e ainda pagar para estudar”, diz o estudante. Não tinha condições de sair da cidade de Cerro Largo para tentar uma vaga numa instituição pública nem bancar uma privada. A oportunidade chegou com a criação do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e pode estar bem perto de freqüentar um curso superior. “A vinda da universidade é uma chance grande para quem quer estudar. Aqui na cidade as pessoas ficaram animadas com essa possibilidade”, afirma Tonim. Disposto a concorrer a uma das vagas, ele fez o Enem 2009 e se inscreveu para o Curso de Licenciatura em Física, Química e Biologia. Queria Ciências da Computação, mas como o curso não é oferecido na cidade, optou pela licenciatura pois gosta de Matemática, Química e Física. Essas disciplinas podem ajudá-lo a entrar na UFFS, além dos pontos por ter estudado em escola pública. “Não fui tão bem em Português e redação. Respondi a prova com tranqüilidade e depois faltou tempo para a redação”, explica. Mas acredita que terá grandes chances de estar na lista dos aprovados.

Bruna Valêncio Cavallet, 22 anos, se inscreveu para o Curso de Agronomia, em Chapecó, e espera ser selecionada porque conseguiu boas notas no Enem. Depois de um ano cursando a faculdade de Agronomia, em uma universidade particular, teve que desistir do curso pelo alto custo da mensalidade. Bruna fez o ensino médio e fundamental em escola pública e acredita que terá boas oportunidades no futuro, se for aprovada pela UFFS, porque faltam profissionais em sua área. “Pretendo direcionar os estudos para o meio ambiente, e a Agronomia da UFFS é uma ótima opção, pois o foco é em agroecologia”, disse a estudante.

Vânio Andrei Tonim fez o ensino médio em escola pública e acha que tem boas chances de ingressar na UFFS.

Bruna está cursando Zootecnia, na Udesc, mas vai desistir se passar na UFFS.