Cenário orçamentário e financeiro da UFFS em 6 de dezembro de 2022
Reitoria informa sobre situação da UFFS frente aos novos bloqueios, orçamentário e financeiro

Publicado em: 06 de dezembro de 2022 11h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2022 11h12min

Sobre o bloqueio de limites orçamentários realizado pelo Ministério da Economia na última sexta-feira (2), a Reitoria da UFFS informa que o montante bloqueado, para a Instituição, foi na ordem de R$ 3.837.353. O atual bloqueio é maior que o efetuado e recomposto em 28 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente.

Outra situação que se estabelece na Universidade é em relação à execução financeira. Entre outras providências, o Decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022, zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do MEC e unidades vinculadas. Assim sendo, até o momento a UFFS não recebeu recurso financeiro para o efetivo pagamento das despesas liquidadas no mês de novembro. Como consequência, haverá atraso nos pagamentos de auxílios, bolsas e fornecedores que normalmente acontecem nos primeiros dias úteis de cada mês.

Cientes de que o momento é atípico e, portanto, pode se alterar a qualquer momento, a UFFS segue avaliando a sua situação orçamentária e financeira.

Em busca de soluções, o Reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, agendou uma audiência com o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, para tratar sobre o tema. A reunião está marcada para a próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro. Ainda, o Reitor participa, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, de reuniões da Andifes, onde o assunto é uma das pautas. A Associação também estuda uma articulação conjunta entre as Instituições para o reestabelecimento dos limites.