Catarinenses conquistam o maior número de vagas de professor

Publicado em: 28 de janeiro de 2010 08h01min / Atualizado em: 17 de março de 2017 09h03min

Florianópolis – Os alunos que ingressarem nos cursos de graduação do campus de Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terão aulas ministradas por professores com média de idade de 32 anos e a maior parte, 73%, são do sexo masculino. No total, a média de idade é de 35 anos. E a idade máxima é de 58 anos. Quanto à origem dos aprovados para o cargo de professor, Santa Catarina conseguiu a maioria das vagas oferecidas. São 43,85% do total de aprovados e se destacam nos campi de Chapecó e de Realeza e, de igual para igual com os de origem no Paraná, no campus de Laranjeiras do Sul, além de presença nos campi gaúchos da UFFS.

O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, 25,13% dos aprovados, com maior número em Erechim e Cerro Largo. Do Paraná são 13,36% do total, em especial para Chapecó, Realeza e Laranjeiras do Sul. Tem ainda aprovados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Goiás. Essas informações fazem parte do levantamento, com dados coletados pela Coperve, feito pela Secretaria de Tecnologia e Informação da instituição.

Os dados mostram ainda que quando se verifica a participação das mulheres na docência, no caso da UFFS, os homens são maioria dos aprovados. No total geral, são 41,2% de mulheres e 58,8% de homens. Só em Cerro Largo a participação é igual, 50% de homens e 50% de mulheres.
Apesar do maior número de homens, desde 1999 há uma mudança significativa no perfil de professores quanto ao gênero, no ensino superior do país. Naquele ano eram 38% de mulheres e 61% de homens, segundo levantamento e análise feitos por Ristoff. Ele acredita que em 2012 ou 2013, as mulheres deverão deter 50% das vagas nos cargos dessas instituições.