Candidatos estão na expectativa da segunda etapa do concurso para professor da UFFS

Publicado em: 24 de novembro de 2009 08h11min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min

Agora é esperar o resultado. Quem obtiver a nota mínima de 7,00 estará apto à prova didática do processo seletivo de professores para os cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). No domingo, 22 de novembro, quase 3 mil candidatos de várias cidades do Brasil fizeram a prova escrita do primeiro concurso público da UFSS. O concurso foi operacionalizado pela Coperve-UFSC, no Colégio Catarinense (Rua Esteves Júnior, 711, Centro), Escola de Educação Básica Padre Anchieta (Rua Rui Barbosa, 525, Bairro Agronômica) e Escola de Educação Básica Getúlio Vargas (Rua João Motta Espezim, 494, no Bairro Saco dos Limões), todos em Florianópolis. Às 19h10min, a Coperve divulgou o gabarito.

A abstenção, de acordo com o presidente da Coperve, professor Julio Felipe Szeremeta, foi de 15%. O resultado da prova será divulgado pela internet no dia 2 de dezembro. O cronograma da prova didática e da prova prática específica para o campo do conhecimento Desenho Industrial será divulgado no site da UFFS no dia 5 de dezembro (saiu prova didática para Desenho Industrial, mas é prática).

A tranquilidade marcou a realização do exame. Apenas uma candidata passou mal, mas foi atendida pelo serviço médico que funcionou nos três colégios. O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, e Szeremeta visitaram os locais das provas e passaram pelas salas onde os candidatos respondiam as 20 questões e mais uma pergunta discursiva. Também conferiram o esquema de segurança.

Às 16h30min, os primeiros candidatos deixaram as salas das provas. Franciele Cara Peloso, de Ponta Grossa (PR), que tenta uma vaga no campo de conhecimento Fundamento da Educação, em Chapecó, disse que achou a prova acessível. A concorrente dela, Elisete José Luiz, de Chapecó, considerou o teste difícil.

A professora Fani Tesseler e a colega, Jaqueline Picetti, de Porto Alegre (RS), que optaram por Fundamento da Educação, campus de Erechim, disseram que a prova foi bem elaborada. Jaqueline avaliou como complexa. “Questões inteligentes, com exigência de raciocínio, nada óbvias. Nível muito bom para concurso de professor”, disse Fani Tesseler. Marina de Castro, de Curitiba, que quer ser professora de História Regional, acha que a prova objetiva não avalia o conhecimento dos candidatos. Ela comentou que havia pontos muito específicos. “Sou a favor de uma prova discursiva”, garante a candidata. Os arquitetos Lucas Cestaro, de Rio Claro (SP) e Marcos dos Santos, de São Carlos (SP), que disputam uma vaga para professor de Arquitetura, no Campus de Erechim, avaliaram que a prova não estava bem formulada porque não testa o conhecimento necessário para selecionar para a função. Cestaro também defende uma prova discursiva.

Bebês acompanham mães nas provas

No corredor do segundo andar Colégio Catarinense, dois bebês de três meses – em alguns momentos impacientes e com fome – aguardavam as mães que faziam a prova. Receberam atenção dos fiscais e dos médicos. Ao primeiro sinal de choro de Ana Luiza Ribeiro Mauro, a fiscal chamava a mãe, Carla Manoela Ribeiro, para amamentar a criança. Ela fez a prova para Desenho Técnico e o marido, Rogério Antonio Mauro, tenta uma vaga em Economia, no Campus de Laranjeiras do Sul. Enquanto o casal fazia o exame, a tia, Vânia Martins, tomava conta da menina.
O administrador Baldur Follmer cuidou da filha Julia Schmid Follmer, enquanto a mãe, Adriana Beatriz Schmid, fazia a prova para Matemática, para o campus de Chapecó. Eles já moram na cidade e Adriana é professora universitária na Unochapecó. Um outro bebê também passou a tarde de domingo na Escola de Educação Básica Padre Anchieta, à espera da mãe que fazia o concurso. O pai acompanhou a criança.

Bancas avaliarão recursos

Até as 18 horas de segunda-feira, dia 23 de novembro, a Coperve receberá recursos das provas do concurso para professor da UFFS. O presidente da Coperve, professor Julio Felipe Szeremeta, afirmou que, na terça-feira, dia 24, as bancas examinadoras avaliarão os recursos. Nos casos considerados procedentes, as questões serão anuladas e computadas como acertos para todos os candidatos da prova no campo de conhecimento específico em que houve interposição de recurso. A decisão será divulgada no site do Concurso da UFFS (www.uffs.ufsc.br). Os recursos indeferidos serão comunicados diretamente ao reclamante.

Confira os gabaritos das provas para docentes. Site www.uffs.ufsc.br