Campus Erechim tem processos seletivos especiais para turmas especiais ofertadas pelo Pronera
Editais selecionam alunos para turmas especiais das graduações em História e Agronomia

Publicado em: 17 de janeiro de 2019 09h01min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2019 08h01min

Graduação em Agronomia - Pontão-RS

A turma é ofertada pela UFFS em parceria com o Instituto Educar e o INCRA. A turma especial do curso destina-se aos beneficiários do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera). São ofertadas 50 vagas na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância.

O edital que rege a seleção de alunos é o 1218/GR/UFFS/2018.

A inscrição deve ser realizada, por e-mail , por meio do encaminhamento dos documentos solicitados no item 2.2 do edital como anexo, para o endereço eletrônico educar.agronomia03@gmail.com

O prazo final para inscrição é 28 de janeiro.

O processo seletivo será composto por prova objetiva e momentos pedagógicos-avaliativo. Com 50 questões, a prova objetiva compreenderá questões de conteúdos de Português, Biologia, Matemática e Química, correspondente ao Ensino Médio, além de temas atinentes à Educação do Campo, à realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável da região. Cada questão valerá 2,00 pontos. Os primeiros 80 classificados participarão da próxima fase de seleção.

A prova será aplicada no dia 30 de janeiro, das 9h às 12h, na UFFS – Campus Passo Fundo: Rua Capitão Araújo, nº 20, Centro.

A segunda etapa, de caráter classificatório, será desenvolvida ao longo de 14 dias ininterruptos de estudos, avaliações e vivência entre os candidatos. Serão realizadas aulas e provas relativas às seguintes áreas do conhecimento e temáticas: História da Agricultura (Origens e evolução da agricultura: dos princípios a contemporaneidade); Princípios e Fundamentos da Agroecologia (Vertentes, princípios e fundamentos da Agroecologia), Questão Agrária (A Questão Agrária no Brasil – a formação do latifúndio no Brasil e seu desenvolvimento histórico; as relações capitalistas de produção no campo brasileiro e a atualidade da questão agrária frente ao contexto do agronegócio) bem como a apresentação do Memorial Descritivo, entregue no ato da inscrição.

Essa fase terá início no dia 4 de fevereiro de 2019 e término no dia 26 de fevereiro de 2019 e será realizada no Instituto Educar, localizado no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Área 9, no município de Pontão-RS.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser publicado no dia 28 de fevereiro de 2019. As matrículas dos convocados serão no dia 1º de março e as aulas já iniciam no dia 2 de março.

As aulas da turma especial acontecerão na sede do Instituto Educar, em Pontão-RS.

Graduação em História – Veranópolis-RS

Através do Edital Nº 3/GR/UFFS/2019 o Campus Erechim oferta 50 vagas para ingresso em turma especial do curso de História, ofertado através de parceria entre a UFFS e Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Assim, o ingresso na turma especial do curso é destinado a beneficiários do Programa. O ingresso na turma, na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância, é para o primeiro semestre letivo de 2019.

A inscrição deverá ser realizada presencialmente ou por meio de procuração simples na sede do ITERRA (Rua Princesa Isabel, Nº 373, na cidade de Veranópolis-RS), no horário das 8h às 12h ou das 14h às 17h. O período de inscrições é de 18 de janeiro a 20 de fevereiro.

O processo seletivo será composto por uma prova discursiva, que visa avaliar a capacidade de sistematização, de síntese e de argumentação, e uma prova objetiva de 50 questões de conhecimentos gerais sobre Questão Agrária (20 questões), História (20 questões) e Educação do Campo (10 questões).

A aplicação das provas, objetiva e discursiva, ocorrerá no dia 1º de março, na sede do ITERRA, das 9h às 12h.

A previsão de divulgação do resultado do processo seletivo é 11 de março e as aulas iniciarão no dia 15 de março, na sede do ITERRA, em Veranópolis-RS.