Campus Erechim sedia abertura da II COEPE e III Seminário Internacional de Educação do Campo
Os dois eventos acontecem na sede da Associação Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE), Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n°, Bairro Frinape, Erechim-RS.

Publicado em: 28 de março de 2017 10h03min / Atualizado em: 28 de março de 2017 10h03min

O Campus Erechim sedia, na quarta-feira (29), dois importantes eventos realizados na e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

III SIFEDOC

Na manhã da quarta-feira tem início o III Seminário Internacional de Educação do Campo (III SIFEDOC) e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul. O evento, que se estende até o dia 31 e março, é promovido conjuntamente por diversas instituições públicas de Ensino Superior e organizações de movimentos sociais do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é ser um espaço de reflexões acerca da produção de conhecimento em Educação no/do Campo.

Na programação constam palestras, painéis, comunicações, momentos culturais e políticos. Na abertura, cujo tema é  “Atualidade da América Latina e os desafios à classe trabalhadora: Trabalho, Capital e Campesinato”,  Gustavo Codas (Fundação Perseu Abramo) e João Pedro Stedille (MST) serão os conferencistas. A coordenação da mesa será do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli. Confira abaixo a programação completa do evento.

As entidades envolvidas na organização do III SIFEDOC são: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS) – Campus Litoral Norte; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Farroupilha – C/Jaguari (IFFar); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul – Rio Grandense (IFSul); Instituto Educar – Pontão; Instituto de Ensino Josué de Castro – IEJC/Veranópolis; Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB); Via Campesina; Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul (SUTRAF); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF); Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST); e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

II COEPE

Na noite de quarta-feira, com início às 19h, acontece a abertura da II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (II COEPE), com transmissão por videoconferência para todos os campi. A COEPE é mais um momento que a Universidade oportuniza para a comunidade debater sobre o futuro da Instituição. É a Conferência que orienta a construção das políticas institucionais para a Graduação, a Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão.

A COEPE foi realizada pela primeira vez entre junho e setembro de 2010, alguns meses após o início das atividades letivas da UFFS. Com o tema “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, a Conferência objetivou aprofundar a interlocução entre a comunidade acadêmica e regional sobre as políticas estruturantes da Universidade. Agora, em 2017, a II COEPE pretende se fortalecer como um espaço de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o planejamento institucional da UFFS para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

A Conferência organiza os debates em torno de eixos que sistematizam os grandes temas a partir dos quais a UFFS e a comunidade regional elegerão suas ações prioritárias, que, nesta segunda edição, segundo o regimento, são:

1. Agricultura familiar e Agroecologia; 2. Consolidação e expansão; 3. Direitos Humanos e Cidadania; 4. Educação Básica; 5. Educação Popular e democrática; 6. Inclusão e Ações Afirmativas; 7. Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; 8. Meio Ambiente e sustentabilidade; 9. Mobilidade acadêmica e internacionalização; 10. Saúde pública; 11. Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

A Conferência acontece em quatro momentos: pré-COEPE, que foram audiências públicas realizadas nos campi da UFFS, nas quais foram organizados debates em torno dos eixos mencionados e que englobaram a fase de preparação, em torno da análise do Documento-Referência e da proposta de Regimento da Conferência; abertura/instalação da II COEPE; novas sessões de discussões nos campi; e a plenária final, que, com um simbolismo especial, é prevista para o aniversário da UFFS, em 15 de setembro de 2017.

A abertura da II COEPE também será realizada em uma data especial para a UFFS, pois foi no dia 29 de março de 2010 que iniciaram as atividades acadêmicas da Instituição. O conferencista da mesa de abertura da II COEPE será Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que aprofundará a temática "Os desafios do Ensino, da Pesquisa e Extensão no contexto da universidade pública, democrática e popular".