Campus Chapecó: projeto sobre inovação e tecnologias na gestão de saúde do cuidado ao idoso seleciona bolsistas
Inscrições vão até às 23h59 desta segunda-feira (06)

Publicado em: 06 de abril de 2020 15h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 15h04min

O projeto de extensão “Inovação e Tecnologias em Saúde na Gestão do Cuidado ao Idoso frente à Pandemia do Coronavírus” está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas dos cursos de Enfermagem e Medicina. O prazo se encerra até às 23h59 dessa segunda-feira (06).
Estão sendo oferecidas três bolsas, que terão vigência de abril a julho de 2020, porém também haverá oportunidade para bolsista voluntário. A seleção será feita a partir de um edital já divulgado para estudantes de enfermagem e medicina e que pode ser acessado ao final da matéria.
Critérios de seleção
Os (as) interessados (as) devem estar com matrícula ativa, cursando no mínimo 12 créditos curriculares durante toda a vigência da bolsa, dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto, ter aprovação por nota em no mínimo 50% dos créditos cursados e nenhuma reprovação por frequência em qualquer disciplina do semestre anterior, exceto aos discentes ingressantes no ano em curso. Também não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza, nem receber qualquer modalidade de bolsa acadêmica de qualquer outra agência de fomento federal, estadual ou municipal, da UFFS ou de qualquer outra instituição pública ou privada.
Como requisitos específicos para o projeto é preciso ter noções básicas de informática, conhecimentos teórico-prático em saúde coletiva e em pesquisa a bases de dados secundários locorregionais, nacionais e internacionais, por meio das quais será possível planejar e elaborar soluções inovadoras de gestão aplicáveis a tecnologias que permitam realizar ações de prevenção à população idosa diante da pandemia do coronavírus no território da área de abrangência das equipes de saúde da família.
Projeto
O projeto surge na perspectiva de atuação acadêmica frente à pandemia do coronavírus. Diante de todo este cenário, observou-se que a vulnerabilidade da população idosa impõe desafios para a Gestão do Cuidado, no que se refere às fragilidades provocadas pelo próprio envelhecimento e a suscetibilidade do idoso a infecções, como é o caso da infecção por coronavírus.
Dessa forma, entende-se que o momento pede inovação na busca por soluções tecnológicas que venham proporcionar uma atuação diferenciada daquelas realizadas até então, visando a proteção desta faixa etária, diante das necessidades em saúde e os desdobramentos desfavoráveis oriundos da Covid-19. O projeto desenvolverá ferramentas gerenciais para o planejamento, monitoramento, prevenção e segurança da pessoa idosa no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
Também fará articulação entre análise de dados, ferramentas de informática e tecnologias digitais para atuação e registro das experiências dos profissionais de saúde sobre a pandemia no território de atuação de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). É um projeto que tem a potência para ser replicado em outras realidades e outras faixas etárias, pois representa um modelo de gestão do cuidado, portanto oferece uma ferramenta que pode ser integrada à Linha de Cuidado do Idoso em APS.
O projeto se insere no campo da Saúde Coletiva e Enfermagem de Saúde Pública, numa proposta de transversalidade com as ações de extensão e pesquisa, relativas à saúde do idoso, da Liga Acadêmica de Neurociência (LANEU), do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial (GIA)/UFFS, do Laboratório de Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS)/UFFS, do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da UFFS, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e da parceria com professores colaboradores.