Campus Chapecó: Projeto de extensão “Informatiza UFFS: O que preciso saber sobre o SUS e a COVID-19” seleciona bolsistas
Inscrições encerram nesta segunda-feira (06) às 23h59

Publicado em: 06 de abril de 2020 17h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 17h04min

O projeto de extensão “Informatiza UFFS: O que preciso saber sobre o SUS e a COVID-19”, coordenado pela professora do curso de Enfermagem, Daniela Savi Geremia, que será desenvolvido em parceria com o grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) e Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) está selecionando três bolsistas do curso de Enfermagem.
A inscrição deve ser feita através do envio de e-mail para: daniela.geremia@uffs.edu.br, constando em anexo os seguintes documentos digitalizados: Declaração de matrícula que comprove cursar no mínimo 12 créditos curriculares; Histórico da Graduação, Cópia de documento(s) válidos como RG e CPF; Cópia de cartão ou extrato com os dados da conta bancária e carta de intenções conforme item 7 deste edital. O edital pode ser acessado no final da matéria.
Critérios de seleção
Para a inscrições os (as) discentes interessados devem ser oriundos de escolas públicas, tendo cursado no mínimo duas das últimas quatro séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio em escola pública municipal, estadual ou federal, sendo possível a exceção de um ano letivo (3º ano do ensino médio) cursado em escola particular, além não possuir nenhum curso superior concluído; tenham residência natural em outras localidades e que, em decorrência da Pandemia de Coronavírus, tenham permanecido no município sede de seu campus de estudo, neste caso o campus Chapecó e discentes cuja residência natural seja nos municípios dos campi, neste caso em Chapecó.
Além disso, deve ter noções ou conhecimento teórico-prático em pesquisa nas bases de dados nacionais e internacionais, habilidade para elaborar sínteses de informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfretamento da pandemia do coronavírus numa perspectiva de prevenção da saúde, domínio do uso de redes sociais (Instagram e Facebook) inclusive para realização de lives nessas plataformas. É necessário que os (as) bolsistas tenham acesso à computadores e internet para realização das atividades.
Projeto
Desde a década de 60 muitos serviços de saúde do mundo registraram casos de infecções respiratórias e óbitos relacionado a infecção pelo coronavírus, mas nenhuma das situações registradas anteriormente tem a proporção de Pandemia como agora no ano de 2020. A partir deste cenário atual, este projeto pretende auxiliar na adequada compreensão das situações e condições de saúde da população brasileira e contribuir para implementação de estratégias de prevenção. O objetivo é realizar campanhas informativas por meio de plataforma digitais, abordando assuntos sobre o coronavírus e os assuntos que permeiam como o Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades serão planejadas para o período de abril até julho de 2020, mantendo um cronograma quinzenal de divulgação de material escrito e interação semanal com o público online através de vídeos ao vivo (lives) com temáticas previamente definidas e também demandas sinalizadas pelo público. Com esta intervenção, se espera a formação e o empoderamento do público alvo sobre políticas públicas de saúde e enfrentamento da COVID-19, permitindo uma participação social mais ativa e coesa na prevenção da doença. Este projeto também pretende contribuir na formação de pessoas e profissionais de saúde engajados com a saúde pública, com os temas de relevância social e compromisso sanitário.