Calendário Acadêmico divulgado pela UFFS apresenta algumas especificidades

Publicado em: 10 de março de 2010 10h03min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min

Chapecó – A Universidade Federal da Fronteira Sul tornou público na semana que passou o Calendário Acadêmico para o exercício 2010. O documento é resultado de um movimento que vem envolvendo a comunidade acadêmica já há algum tempo e que teve seu ponto culminante na reunião que aconteceu dias 18 e 19 de fevereiro, em Chapecó, com a participação dos diretores acadêmicos dos cinco campi que formam a estrutura da UFFS.

Conforme a pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves, “a definição do Calendário Acadêmico é fundamental para organização da vida acadêmica e unificação das diversas ações, levando-se em consideração a obediência à norma do MEC que estabelece 200 dias letivos ao ano”.

Durante sua discussão e elaboração, ficaram definidas algumas especificações que devem ser observadas principalmente pelos acadêmicos que estarão efetuando a matrícula entre os dias 9 e 12 de março. Entre elas, conforme a professora Solange, é a de que todos os selecionados deverão efetuar a matrícula durante estes dias, independente da entrada acontecer no primeiro ou no segundo semestre. Já as matrículas para o segundo sementre acontecem entre os dias 10 e 13 de agosto para aqueles que frequentaram o primeiro semestre letivo. Para os acadêmicos que começam a assistir as aulas apenas no segundo semestre de 2010, as matrículas devem ser consideradas realizadas.

Outras peculiaridade destacada é a reunião de trabalho com os colegiados de curso, entre os dias 22 e 26 de março, ocasião em que os docentes apresentarão os planos de curso e sugestões para a melhoria do processo pedagógico. Conforme a pró-reitora de Graduação, outros pontos importantes são as provas de avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas do tronco comum, as quais acontecerão no dia 31 de julho e 11 de dezembro. “A nossa intenção é criar mecanismos de avaliação bem elaborados e claros que privilegiem o aprendizado do aluno num processo contínuo e que abarque uma formação mais completa de cidadão”, relata Solange Alves.

Pró-Reitora de Graduação, Solange Maria Alves, aponta matrículas e reuniões de colegiado de curso como datas essenciais no calendário acadêmico da UFFS