Avaliadores externos analisam positivamente a X JIC
Reunião de avaliação aconteceu na última quinta-feira (22)

Publicado em: 26 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2020 11h10min

Conforme prevista na programação do evento, ocorreu, na última quinta-feira (22), a reunião final de avaliação da X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), com avaliadores externos representantes do Comitê Externo de Avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Participaram da reunião a  professora Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, da Universidade de Passo Fundo (UPF), avaliadora das áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; a professora Fernanda de Castilhos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), avaliadora da área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e o professor Moeses Andrigo Danner, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), avaliador as áreas das Ciências Agrárias, da Saúde e Biológicas (Ciências da Vida).

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFFS, a equipe da DPE, as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-graduação (CAPPGs) dos campi, os bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq que atuam na UFFS e pesquisadores da UFFS.

O objetivo da reunião consistiu, basicamente, em avaliar todo o processo, contando também com uma visão externa, de avaliadores externos representantes das grandes áreas do CNPq. Segundo o diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf, a avaliação do evento foi muito positiva e evoluiu em relação aos anos anteriores, considerando o feedback das outras avaliações. “O evento foi organizado totalmente on-line, a palestra de abertura foi transmitida pelo UFFS ao vivo com audiência de quase 300 pessoas e as apresentações orais organizaram-se em 39 sessões, para um total de 213 trabalhos apresentados”, explicou.

De acordo com Eduardo, espera-se que, no próximo ano, após a pandemia passar, a JIC volte a ocorrer de maneira itinerante nos campi. Nesse caso, o campus que sediará o evento será Laranjeiras do Sul.