Autoavaliação na pós-graduação foi tema de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
O estudo foi realizado pela servidora da UFFS Geomara Balsanello, no período de 2019 a 2021

Publicado em: 13 de agosto de 2021 13h08min / Atualizado em: 13 de agosto de 2021 17h08min

O estudo envolveu os egressos dos programas de pós-graduação (PPGs) que concluíram seus cursos entre 2014 (ano em que ocorreram as primeiras defesas de dissertação) e dezembro de 2019. A responsável pelo desenvolvimento do trabalho foi a servidora da Universidade Federal da fronteira Sul Geomara Balsanello, durante curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

O principal instrumento de coleta de dados foi um questionário, aplicado on-line aos participantes. Do total de 564 egressos, obteve-se retorno de 341 (60,5%). A pesquisa contemplou os egressos de 12 programas de pós-graduação, distribuídos em cinco campi da UFFS. A pesquisa também apresenta detalhamentos em relação a cada PPG.

O trabalho de pesquisa teve como tema a “Autoavaliação na Pós-Graduação” e teve a orientação do professor Joviles Trevisol. De acordo com o professor do PPGE, “desde 2018, a autoavaliação tem sido um tema central na agenda de discussões na pós-graduação brasileira. As instituições e os programas de pós-graduação estão sendo desafiados a elaborarem os seus planos de desenvolvimento estratégicos e as suas políticas de autoavaliação. Nesse contexto, os egressos assumiram uma dimensão central. A formação dos estudantes é a primeira razão de existir da pós-graduação. É fundamental conhecer e analisar as percepções dos egressos sobre os programas de pós-graduação nos quais se formaram. Esse conjunto de informações oferece uma rica oportunidade para a Instituição e para os programas. Com base nesses estudos, é possível identificar claramente os pontos fortes e as fragilidades. Os estudos dessa natureza oferecem elementos para a elaboração das políticas de autoavaliação dos programas. A dissertação desenvolvida por Geomara Balsanello é particularmente oportuna, pois analisa a pós-graduação na primeira década de existência da UFFS. É fundamental conhecer a trajetória institucional e saber como os nossos egressos avaliam os seus percursos formativos. Acreditamos que esse estudo será de grande valia para a comunidade acadêmica e a para as futuras políticas de desenvolvimento da pós-graduação”.

Acompanhe a seguir mais informações sobre o estudo desenvolvido por Geomara Balsanello:

Qual o tema da pesquisa e porque pensaram nesse tema?

Geomara - A autoavaliação na pós-graduação é a temática de pesquisa. A partir desse tema central, desenvolvemos um estudo com os egressos dos programas de pós-graduação (PPG) da UFFS, partindo do entendimento de que a avaliação deles em relação ao curso realizado deve ser parte integrante de um processo autoavaliativo mais amplo.

Quais foram os objetivos da pesquisa?

O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção dos egressos acerca de seus percursos formativos nos programas de pós-graduação da UFFS. Em relação aos objetivos específicos, pode-se citar: conhecer o perfil preponderante dos egressos dos PPG da UFFS; avaliar a qualidade e a relevância dos PPG da UFFS a partir de percepção dos estudantes egressos; identificar as percepções dos egressos quanto à importância dos PPG cursados e seus impactos no plano individual e societário; identificar as principais virtualidades e fragilidades dos PPG apontadas pelos egressos; contribuir com os processos institucionais de autoavaliação da pós-graduação da UFFS.

Quais foram os principais resultados?

Em relação ao perfil médio dos egressos, a pesquisa mostrou que os PPGs são frequentados majoritariamente por mulheres (72,1%), com identificação étnico-racial branca (82,4%), de idade de até 35 anos (66,9%), com residência nos estados da Região Sul (98,8%). A maior parcela dos egressos cursou o ensino médio em instituições públicas (86,5%) e a graduação em instituições privadas (55,2%), principalmente nas instituições de Ensino Superior comunitárias. Foram estudantes-trabalhadores, uma vez que 74,8% dos egressos informaram ter trabalhado no decorrer do curso. A maior parcela (61,3%) atua em instituições públicas. Em relação à remuneração no momento da pesquisa, cerca de 50% declararam estar auferindo renda superior a R$ 4.000,00.

No que diz respeito à avaliação quanto aos inúmeros aspectos do curso frequentado, foi considerada boa e ótima, pela maior parte dos egressos. Os aspectos mais bem avaliados foram os relacionados à “qualidade do corpo docente”, à “qualidade dos PPGs” e à “qualidade do conteúdo dos componentes curriculares e referências bibliográficas”. Já os aspectos relacionados à “inserção” dos PPGs na sociedade, à “internacionalização” e à “inovação” dos programas apresentaram uma média avaliativa menor, quando comparado aos demais itens avaliados.

Quanto à importância do curso, para 68,6% dos egressos o PPG agregou muito, tanto em relação aos aspectos formativos quanto aos profissionais. Para 63,1% deles houve incremento salarial após a conclusão do curso, sendo que para os egressos do PROFMAT, PPGE e PPGPE os impactos na remuneração média mensal após a conclusão foram mais sentidos. Ainda, de acordo com a percepção de 90,9% dos egressos, a sociedade está se beneficiando com os PPGs ofertados pela instituição. As publicações dos resultados dos estudos desenvolvidos e a atuação dos egressos em cargos de lideranças são as principais formas, por meio das quais os PPGs impactam a sociedade.

Qual a importância de discutir essa temática?

Uma das principais razões para a realização de pesquisas voltadas a essa temática está diretamente relacionada às políticas recentes de avaliação da pós-graduação no Brasil. Em outubro de 2018, o Conselho Superior da Capes aprovou um documento intitulado “Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da Pós-Graduação”, desenvolvido pela Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG (2011 a 2020). A autoavaliação nos PPGs - na sua esteira, o acompanhamento dos egressos - foi identificada como uma das principais fragilidades do atual sistema de avaliação, tornando-se uma das dimensões centrais da pós-graduação.

Além disso, a UFFS está em fase de elaboração das suas políticas institucionais de autoavaliação da pós-graduação e de acompanhamento de egressos. Desse modo, a pesquisa sobre as percepções dos egressos poderá ser de grande valia para os PPGs estudados e para a UFFS, uma vez que traz elementos que poderão subsidiar a elaboração das políticas de autoavaliação e de planejamento institucional da pós-graduação.