Arte e cultura como forma de resistência: UFFS realiza etapa final do Festival Cultura de Fronteira
Durante a etapa houve a premiação dos trabalhos destaque

Publicado em: 14 de novembro de 2018 17h11min / Atualizado em: 14 de novembro de 2018 15h11min

A etapa final do I Festival Cultura de Fronteira aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro na UFFS – Campus Chapecó. O Festival foi organizado em duas etapas: local, que funcionou como uma etapa classificatória e aconteceu nos campi da UFFS durante a semana do Diversa, e final, onde os vencedores das etapas locais se apresentaram e concorreram à premiação final do Festival.

Para esta etapa foram classificados um trabalho por categoria nas etapas locais. Na programação da etapa geral, além da apresentação e premiação dos vencedores, também aconteceram várias oficinas, shows e apresentações musicais.

Confira os trabalhos destaques por campus e categoria:

Música: Luana Garcia Machado

Apresentação: Alma Missioneira

Fotografia: Ana Lúcia Camargo

Obra: Guardiã

Literatura: Ana Caroline Naszeniak

Obra: Ábdito

Campus Realeza

Curtas de Bolso (Audiovisual): Cleber Magalhães Tobias

Obra: Pedalar: eu preciso! Nas Missões

Artes Cênicas: Eliane de Souza Barbosa e Marina Maria Conchy Rodrigues

Obra: Pátria Puta me Traiu

Campus Realeza

A Diretora de Arte e Cultura da UFFS, Marlei Dambros, avalia positivamente a primeira edição do festival. Ela comenta que essa avaliação também foi a dos participantes. “O público envolvido, mais de 150 pessoas diretamente, recebeu e avaliou muito bem a ideia. O mais significativo, sem dúvida, foi a promoção e, principalmente, a socialização da arte e da cultura que é produzida nos campi da UFFS”, avalia.

Marlei também comenta sobre as apresentações. “Tivemos trabalhos de alta relevância. Como o festival não teve uma temática induzida, era livre, pudemos ver a arte e a cultura como expressões do contexto político e social do país. As temáticas que emergiam nos trabalhos são questões latentes no âmbito social, reafirmando a arte como lugar de discussão, resistência e crítica social”, aponta. “Um encaminhamento que tivemos foi para incluirmos o Festival Cultura de Fronteira no calendário acadêmico da Instituição. Isso também reforça o papel da Universidade enquanto promotora de cultura. Pretendemos fazer com ele se torne perene na UFFS”, finaliza.

Mais fotos do Festival estão no www.facebook.com/uffsonline

Galeria de Imagens: