Alunos da UFFS começam a responder pesquisa nacional

Publicado em: 27 de outubro de 2010 07h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 17h03min

Alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já começaram a responder a pesquisa do Sistema de Informação do Perfil do Estudante dos Cursos de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) – Sipe Brasil. O resultado será um perfil dos estudantes dos cursos de graduação presencial nas Ifes de todo o país.

Organizado e gerenciado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), além de uma equipe responsável formada por pesquisadores de várias instituições, o Sipe vem sendo realizado desde 11 de outubro e encerrará a fase com os alunos no dia 21 de novembro.

A amostra na UFFS é de 351 estudantes, sendo 123 em Chapecó; 72 em Erechim; 61 em Cerro Largo; 53 em Realeza e 42 em Laranjeiras do Sul. O questionário é composto por 56 perguntas comuns a todas as Ifes e outras 10 específicas de cada uma das instituições. Não há identificação de alunos nos questionários aplicados.

Na UFFS, uma comissão formada por servidores da Diretoria de Assuntos Estudantis de todos os campi e professores das áreas de Estatística e Computação foi capacitada e recebeu senhas para o acompanhamento do sistema. Depois, a comissão divulgou a pesquisa, solicitando apoio da pró-reitoria de Graduação, diretores dos campi, coordenadores acadêmicos e de cursos e demais interessados.
Agora, cada campi organiza a aplicação da pesquisa. Os logins e as senhas dos alunos que responderão ao questionário estão sendo distribuídos aos coordenadores de cursos, que repassam aos acadêmicos.

Segundo a assistente social Rosiléia Nierotka, a pesquisa é importante para traçar o perfil dos estudantes, gerando informações para subsidiar as políticas públicas da assistência estudantil. “Ressalta-se que a assistência estudantil é um direito do estudante, pois não basta ter o ensino gratuito, mas é necessário ter apoio e condições para permanecer na Universidade e concluir sua graduação com qualidade”, avalia.

Até o fim de 2010 o relatório oficial da pesquisa deve ser divulgado. Os dados referentes às questões específicas da instituição serão disponibilizados após o término do preenchimento dos questionários.

Conforme Rosiléia, a pesquisa é de suma importância para a diretoria de Assuntos Estudantis e para toda a UFFS. Os resultados servirão de embasamento para o atendimento às necessidades dos estudantes da UFFS pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

O programa foi criado em 2007 através da Portaria Normativa Nº 39, como resultado de reivindicações dos estudantes e dirigentes das instituições de Ensino Superior. A assistência ao estudante é uma política de Estado, tendo como finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes que necessitam de apoio para concluir a graduação de forma integral. As ações de assistência estudantil, compreendidas pelo PNAES/2007 são as seguintes: I – moradia estudantil; II – alimentação; III – transporte; IV – assistência à saúde; V – inclusão digital; VI – cultura; VII – esporte; VIII – creche; e IX – apoio pedagógico.

Veja as perguntas específicas da UFFS

A Universidade e o curso em que você está matriculado, em relação às suas expectaivas iniciais:
a) Estão atendendo plenamente suas expectativas;
b) Estão atendendo parcialmente suas expectativas;
c) Não estão atendendo suas expectativas.

De 0 a 5, qual a importância que você atribui ao movimento estudantil? Considere 0 para pouco importante e 5 para muito importante.
a) 0;
b) 1;
c) 2;
d) 3;
e) 4;
g) 5.

De um modo geral, como você avalia os serviços prestados pela Diretoria e /ou Setor de Assuntos Estudantis?
a) Muito bom;
b) Bom;
c) Regular;
d) Ruim;
e) Muito ruim.

Desde sua entrada na UFFS, em que aspecto ela mais contribuiu em sua vida?
a) Aspectos profissionais;
b) Aspectos de relacionamento interpessoal;
c) Aspectos de satisfação pessoal e de auto-estima;
d) Aspectos de conhecimento e informação;
e) Ainda não percebi contribuição.

Em qual campus da UFFS você estuda?
a) Cerro Largo;
b) Chapecó;
c) Erechim;
d) Laranjeiras do Sul;
e) Realeza.

Qual dos benefícios listados você considera prioritário nesse momento?
a) Auxílio moradia;
b) Auxílio alimentação;
c) Auxílio transporte;
d) Auxílio creche;
e) Auxílio saúde;
f) Outros;
g) Nenhum.

Qual dos seguintes serviços/oficinas você considera prioritário a ser prestado pela UFFS nesse momento?
a) Orientação pedagógica;
b) Orientação psicossocial;
c) Orientação nutricional;
d) Orientação profissional e planejamento de carreira;
e) Métodos de estudo e administração do tempo;
f) Organização pessoal de finanças.
g) Outros;
h) Nenhum.

Qual opção que melhor descreve sua refeição (almoço ou jantar) entre os turnos em que frequenta a UFFS?
a) Faço a refeição em casa;
b) Faço a refeição na Universidade, mas trago de casa;
c) Faço a refeição em restaurante;
d) Outros.

Quantos filhos (as) menores de 05 (cinco) anos de idade você tem sob sua guarda?
a) Não possuo filhos;
b) Nenhum;
c) 1;
d) 2;
e) 3;
f) 4;
g) 5.

Se os seguintes cursos complementares de línguas fossem viabilizados pela UFFS, qual você optaria nesse momento?
a) Alemão;
b) Espanhol;