Acervo cresce nas prateleiras da UFFS

Publicado em: 01 de outubro de 2010 07h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Desde 15 de setembro, caixas e mais caixas de livros chegam à biblioteca da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. Com a licitação de R$ 705 mil encerrada, os livros são pedidos (até o valor total) para o atendimento das necessidades de todos os campi.

Segundo o administrador da biblioteca, Itamar Luiz Breyer, até o fim da semana chegaram, aproximadamente, R$ 200 mil em livros, o que representa cerca de 4,5 mil unidades. A distribuição acontece de acordo com os cursos dos campi e atendem os próximos semestres letivos.

Depois da divisão por campus, os livros passam para o processamento. As caixas são abertas e os livros vão sendo catalogados eletronicamente com a inserção dos dados no sistema. Conforme a bibliotecária Sabrina Vaz da Silva, alguns títulos têm os dados importados da Biblioteca Nacional.
Vencida esta etapa, os livros são carimbados. Recebem informações da data em que foram inseridos no sistema, o número de registro (por exemplar), o número do acervo (por título), a distribuidora, o pregão e o valor.

Com o procedimento de catalogação e carimbos encerrado, o material pode ser entregue aos campi. Cinco pessoas – uma, inclusive, “emprestada” de outro setor – trabalham para que os livros cheguem a seu destino: o enriquecimento dos estudos dos acadêmicos da UFFS nos cinco campi.