Abertas licitações para construção de prédios e projetos de infraestrutura

Publicado em: 08 de dezembro de 2010 07h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 13h03min

Estes meses estão bem movimentados para a Diretoria de Compras e Licitações e para a Secretaria Especial de Obras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Vários processos de licitações estão em andamento pela instituição, somando R$ 6,3 milhões.

O pregão eletrônico dos projetos arquitetônicos dos restaurantes universitários (RUs) iniciará no dia 13 de dezembro, às 14h, pelo www.comprasnet.gov.br. Os cinco prédios dos RUs têm dimensão de 1.500 m² cada um e comportam até 500 pessoas sendo servidas simultaneamente. O valor estimado para os projetos é de R$ 176,4 mil.

Já o início do pregão para os projetos dos prédios destinados a moradias estudantis será no dia 17, às 9h. O valor estimado dos projetos é de R$ 168,5 mil. As moradias são prédios de dois pavimentos, os quais poderão abrigar até 96 estudantes cada um. Dois serão construídos no campus-sede e mais três nos campi de Erechim, Realeza e Laranjeiras do Sul.

Segundo o arquiteto da UFFS, Wellington Tischer, os prédios das moradias, bem como os demais que farão parte dos cinco campi, são projetados para facilitar o acesso a todos os quartos de portadores de necessidades especiais. Também foi pensado um sistema de aquecimento solar (para a água dos chuveiros, áreas comuns como lavanderia e cozinha), pomar comunitário e aproveitamento da luz natural nos corredores.

Ainda na modalidade pregão eletrônico, outras quatro importantes licitações terão definição quanto às empresas vencedoras nas próximas semanas. No dia 13 de dezembro, às 9h, (Laranjeiras do Sul), no dia 15, (Erechim, às 9h, e Chapecó, 14h) e no dia 16 (Cerro Largo, às 16h, e Realeza, 9h), serão abertos os pregões para a elaboração dos projetos de infraestrutura das cinco cidades universitárias. De acordo com o diretor de Obras da UFFS, Canisio Roque Schimdt, no projeto são previstos os sistemas de comunicação, de energia, elétrico, viário e de abastecimento de água, além do desenho urbanístico e do projeto paisagístico. São R$ 240 mil de valor estimado para cada um dos projetos dos campi.

Na modalidade concorrência, está aberta a licitação para construção do conjunto de três prédios de um pavimento medindo um total de 3.454,98 m², destinados aos laboratórios didáticos em quatro dos cinco campi. Os envelopes com as propostas serão abertos durante o mês de janeiro (Laranjeiras do Sul no dia 5, Realeza no dia 6, Cerro Largo no dia 12 e Erechim no dia 13). O valor estimado para cada campus é diferenciado, mas gira em torno de R$ 1,2 milhão cada um.

Novas licitações

Na quinta-feira (9) devem ser publicados mais pregões eletrônicos: de projetos de laboratórios didáticos em Chapecó (R$ 145,3 mil de valor estimado, com abertura do pregão em 14 de janeiro) e os de blocos de salas de professores em todos os campi (R$ 314,2 mil de valor estimado, com abertura do pregão em 7 de janeiro).
A UFFS continuará abrindo licitações na próxima semana. Interessados devem procurar mais informações no Diário Oficial da União e no www.comprasnet.gov.br.

Baixe o tutorial para download das licitações no www.comprasnet.gov.br