UFFS inicia Processo Seletivo Específico para imigrantes
Através do Programa Pró-Imigrante são disponibilizadas vagas em cinco campi, com ingresso em 2023

Publicado em: 26 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 22 de setembro de 2022 11h09min

Com o objetivo de oferecer acesso a vagas em cursos de Graduação ofertados pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para imigrantes que residem no Brasil, está aberto o Processo Seletivo Específico do Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes (PRÓ-IMIGRANTE). O estudante imigrante selecionado será considerado aluno regular, tendo as mesmas prerrogativas e deveres dos demais alunos da UFFS.

São disponibilizadas vagas em cinco campi: Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.

Inscrições

Podem se inscrever no processo seletivo os imigrantes que possuem escolaridade equivalente ao Ensino Médio brasileiro, devidamente comprovada por meio de diploma/certificado, histórico escolar e, no caso de documentos emitidos no exterior, declaração/portaria de equivalência de estudos, emitida pelo Conselho ou Secretaria Estadual de Educação brasileira, ou protocolo de solicitação da declaração/portaria de equivalência de estudos.

A inscrição deve ser realizada de forma única e exclusiva por meio de formulário on-line, das 8h do dia 1º de setembro até as 23h59 do dia 30 de setembro. O candidato deve, além de informar os dados pessoais: escolher até duas opções de cursos de Graduação, no mesmo campus de oferta; apresentar carta de intenções, redigida em língua portuguesa (conforme orientações em anexo no edital); anexar cópia legível, em PDF, do diploma/certificado e histórico escolar do Ensino Médio.

O Processo Seletivo será conduzido em duas etapas: avaliação da carta de intenções e entrevista, realizada por meio de videoconferência pela plataforma Cisco Webex Meetings, com duração de até 20 minutos. O resultado será divulgado em dezembro de 2022. O processo seletivo é válido para o ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2023.

Matrículas

O local, horário e os procedimentos para o registro de matrícula serão informados em edital específico. O candidato menor de 18 anos deverá realizar o procedimento de apresentação da documentação e registro de matrícula assistido por seu representante legal (pai, mãe ou tutor) devidamente identificado.

Para a efetivação da matrícula, o candidato ou o representante legal, deverá apresentar à Secretaria Acadêmica do campus escolhido cópias simples da seguinte documentação, acompanhada dos originais: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Frente e verso do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Registro Nacional Provisório (RNE), com data de validade vigente (a manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de graduação para o qual o candidato tenha sido selecionado); Declaração de residência (conforme modelo disponível em anexo no edital); Comprovante de conclusão do Ensino Médio; Candidatas do sexo feminino com até 40 anos, deverão apresentar comprovante de vacinação contra rubéola (exigência feita exclusivamente para as candidatas dos campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Realeza).

Confira mais informações no edital: Edital Nº 899/GR/UFFS/2022.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da Jornalista Lia Gabriela Pagoto

Atos normativos relacionados: