Diretora aborda acesso, uso e compartilhamento da informação científica



Publicado em: 25 de novembro de 2010 09h40min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h47min

A diretora do Sistema de Bibliotecas da UFFS (SiBi/UFFS), Sigrid Weiss Dutra, participou do II Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico (FONAIC-EMT) que aconteceu paralelamente a IV Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisiplinar (MICTI), de 17 a 19 de novembro, em Concórdia.

A participação foi dia 18, na mesa redonda “A informação científica - interações educativas para facilitar o acesso, uso e compartilhamento”.

A apresentação "O bibliotecário como líder na gestão da comunicação científica", abordou o fluxo da comunicação científica e como o movimento de auto-arquivamento e do acesso aberto à comunicação científica vem mudando o modelo vigente, os novos cenários e desafios que são colocados ao bibliotecário e os novos papéis e competências que este profissional deve assumir neste contexto. Também buscou provocar algumas reflexões sobre as tendências para as bibliotecas e a necessidade de tornarem os seus espaços  ambientes que permitam a convivência do tradicional e do novo, assumindo novas tarefas, se reinventando e inovando sempre.

Fizeram parte da mesa, a bibliotecária Marouva Fallgatter Faqueti e a coordenadora geral de Ensino do IFC – campus Camboriú Sirlei de Fátima Albino, tendo como mediadora a bibliotecária Caroline da Rosa Ferreira.