COMO PUBLICAR

Atualmente a Editora UFFS recebe em fluxo contínuo:

 

alivros acadêmicos e didático-pedagógicos;

b) livros de literatura;

c) coleções de livros clássicos, fora de catálogo e inéditos.

  

Há um fluxo específico para cada tipo de obra, descrito a seguir:

 

 

LIVROS ACADÊMICOS  E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

 

Observação: Teses e dissertações apresentam linguagem e estrutura diferentes das utilizadas em livros. Faz-se necessário que a pesquisa seja adaptada para o formato de livro antes de apresentá-la para avaliação.

 


1. Encaminhamento da obra

Uma cópia impressa e uma cópia digital (em CD ou DVD) do texto original devem ser entregues na Secretaria da Editora, que funciona na Diretoria de Comunicação (DICOM), Unidade Reitoria (Antigo Bom Pastor), na Av. Fernando Machado, 108 E, Centro, Chapecó-SC. 4º andar, Sala 1-4-02.

 

A Ficha de encaminhamento de obra para publicação, preenchida e assinada pelo(s) autor(es) ou organizador(es), e sua cópia digital (em CD ou DVD) também devem ser entregues na Secretaria da Editora.

 

É requisito importante que o texto, em arquivo com extensão .odt, chegue à Editora já revisado, de acordo com o padrão oficial da Língua Portuguesa.

 

Da mesma forma, é necessário que o texto esteja completo, de acordo com as normas da ABNT, principalmente NBR 14724 (apresentação); NBR 6023 (referências); NBR 10520 (citações) e NBR 6024 (numeração progressiva das seções), tendo, no mínimo, introdução, desenvolvimento e conclusão (NBR 6029/2006).

 

No caso de obras da área da Saúde, o texto pode ser padronizado de acordo com a American Psychological Association (APA).

 

Se houver imagens, elas devem ter suas fontes identificadas e, quando for o caso, autorizadas para publicação.

 

 

2. Conferência

O texto passa por uma conferência e será devolvido para revisão, caso se constatem problemas de linguagem e estrutura. Nova conferência será realizada e, caso o arquivo revisado ainda necessite de ajustes, será  devolvido outra vez.

 

 

3. Análises dos pareceristas

 O original é enviado para análise de dois pareceristas ad hoc da área de conhecimento da obra.

 

 

4. Avaliação do Conselho Editorial

De posse dos relatórios ad hoc, um dos conselheiros faz o relato dos pareceres ao Conselho Editorial, que delibera sobre a publicação.

 

Caso os pareceristas sugiram ajustes, a obra será devolvida ao autor para proceder à solicitação. Após feita a retificação pelo autor, a obra é reencaminhada ao conselheiro relator, que a submete novamente ao Conselho.

 

O(s) autor(es) é/são informado(s) sobre o resultado da análise através de e-mail.

 

 

5. Assinatura de contrato

Depois de aprovada a publicação pelo Conselho Editorial, a Secretaria da Editora elaborará contrato a ser assinado pelo(s) autor(es) ou organizador(es) da obra.

 

 

6. Edição

Inclui revisão final do texto, diagramação e criação da capa.

Durante a edição, o(s) autor(es) ou organizador(es) da obra será(ão) contatado(s) para avaliação (boneco e capa) e aprovação final.

O custo de edição (revisão final, diagramação e capa) é da Editora UFFS, exceto os custos com ISBN, que ficam por conta dos autores/organizadores.

 

 

7. Publicação

Ao finalizar a obra, a Editora UFFS a disponibiliza na página da Editora para acesso gratuito, faz o lançamento em conjunto com o autor e a encaminha para divulgação.

 

 Fluxo para publicação 

 

 

LIVROS DE LITERATURA

 

1. Encaminhamento da obra

Uma cópia impressa e uma cópia digital (em CD ou DVD) do texto original, com a autorização dos direitos autorais (quando for o caso), devem ser entregues na Secretaria da Editora, que funciona na Diretoria de Comunicação (DICOM), Unidade Reitoria (Antigo Bom Pastor), na Av. Fernando Machado, 108 E, Centro, Chapecó-SC, 4º andar, Sala 1-4-02.

 

Também deve ser entregue a Ficha de encaminhamento de obra para publicação, assinada pelo(s) autor(es) ou organizador(es).

 

É requisito importante que o texto, em arquivo com extensão .odt, chegue à Editora já revisado, de acordo com o padrão oficial da Língua Portuguesa.

 

 

2. Conferência

O texto passa por uma conferência e será devolvido para revisão, caso se constatem problemas de linguagem e estrutura. Nova conferência será realizada e, caso o arquivo revisado ainda necessite de ajustes, será devolvido outra vez.

 

 

3. Encaminhamento para a Comissão

A obra é encaminhada para uma comissão designada pelo Conselho Editorial e essa comissão indica dois pareceristas ad hoc para análise da obra.

 

 

4. Análises dos pareceristas

O original é enviado para análise de dois pareceristas ad hoc da área de conhecimento da obra.

 

 

5. Parecer da Comissão e avaliação do Conselho Editorial

De posse dos relatórios ad hoc, a comissão faz o relato dos pareceres, que é apresentado na plenária do Conselho para avaliação.

 

 

6. Assinatura de contrato

Depois de aprovada a publicação pelo Conselho Editorial, a Secretaria da Editora elaborará contrato a ser assinado pelo(s) autor(es) ou organizador(es) da obra.

 

 

7. Edição

Inclui revisão final do texto, diagramação e criação da capa.

Durante a edição, o(s) autor(es) ou organizador(es) da obra será(ão) contatado(s) para avaliação (boneco e capa) e aprovação final.

O custo de edição (revisão final, diagramação e capa) é da Editora UFFS, exceto os custos com ISBN, que ficam por conta dos autores/organizadores.

 

 

8. Publicação

Ao finalizar a obra, a Editora UFFS a disponibiliza na página da Editora para acesso gratuito, faz o lançamento em conjunto com o autor e encaminha para divulgação.

 

 

Coleções de livros clássicos e fora de catálogo

 

1. Apresentação do projeto para a Editora UFFS

Os projetos de coleções para reedição de obras clássicas e de livros fora de catálogo que serão encaminhados para o Conselho Editorial da Editora UFFS deverão conter:

 

- dados do(s) proponente(s) – endereço residencial, telefone celular; telefone para recado; e-mail; profissão; instituição em que trabalha; CPF; RG;

- título da coleção;

- apresentação;

- objetivos;

- justificativa;

- títulos dos livros que serão publicados na coleção;

- um breve resumo de cada livro que será publicado;

- cronograma de publicação de cada título;

- estrutura dos volumes da coleção (neste item o coordenador da coleção deverá detalhar a estrutura básica que cada volume terá. Por exemplo: se terá introdução (quem fará); se o texto reeditado terá notas dos organizadores; se cada volume terá posfácio (quem fará); índice onomástico; índice remissivo; informações dos autores etc;

- cópia da cessão dos direitos dos volumes que serão publicados (quando for o caso);

- resumo do(s) currículo(s) do(s) coordenador(es) editorial(is) da coleção e link para acesso ao Lattes.

 

2. Avaliação do projeto pelo Conselho Editorial

3. Recebimento de cada volume pela Editora UFFS

 

4. Conferência

 

5. Parecer da comissão constituída para avaliação de cada volume

 

6. Apreciação do parecer da comissão pelo Conselho Editorial

 

7. Assinatura do contrato

 

8. Revisão

 

9. Projeto gráfico

 

10. Finalização

 

11. Divulgação