Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. A UFFS participa do PIBID desde 2011, quando estudantes de todas as fases do curso poderiam participar do Programa. A partir de 2018, com a criação do Programa Residência Pedagógica, o PIBID passou a conceder bolsas para os alunos da primeira metade dos cursos de licenciaturas, os quais poderiam desenvolver projetos de iniciação à docência das Instituições de Educação Superior (IES) aos quais estavam vinculados, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Destaca-se que os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

A participação da UFFS iniciou no ano de 2011, através do Edital CAPES n°01/2011, com projeto constituído por 12 subprojetos, distribuídos em quatro campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Realeza). Nesse exercício, o projeto era composto pela coordenadora institucional, pelo coordenador de gestão, por 12 coordenadores de área – professores vinculados aos diversos cursos de licenciaturas da UFFS, 15 professores supervisores da Educação Básica e 96 estudantes bolsistas de cursos de licenciatura. 

Em 2012, amparada pelo Edital CAPES nº 11/2012, a Universidade participou de processo de ampliação de subprojetos e vagas para bolsistas. A partir de então, o PIBID/UFFS alcançou cinco campi da Universidade (Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza) e todas as suas licenciaturas. Essa ampliação contou com outros quatro subprojetos, totalizando 16 subprojetos. A estrutura passou a contar com a coordenadora institucional, um coordenador de gestão, 16 coordenadores de área, 29 professores supervisores da Educação Básica e 205 estudantes bolsistas de cursos de licenciatura.

No ano de 2013 a Instituição participou do Edital CAPES nº 061/2013 com o Projeto Institucional PIBID 2013 da UFFS, que passou a abrigar 23 subprojetos (apesar da saída do campus Laranjeiras do Sul para o PIBID Diversidade). Estiveram envolvidos naquela edição uma coordenadora institucional, duas coordenadoras de gestão, 35 coordenadores de área, 60 professores supervisores da Educação Básica e 300 estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS.

Com a submissão de Projeto Institucional ao Edital CAPES Nº 7/2018, no qual o Programa passou por uma reformulação que extinguiu a função do Coordenador de Gestão e determinou núcleos com 24 discentes bolsistas e até seis voluntários da primeira metade dos cursos, distribuídos em até três escolas (mínimo de oito e máximo de dez discentes por supervisor, esses núcleos fizeram parte dos subprojetos (que são as áreas de iniciação à docência correspondentes aos componentes curriculares da Educação Básica). O projeto institucional da UFFS foi composto por 11 subprojetos, a saber: Biologia; Física; Química; Filosofia; História; Sociologia; Geografia; Língua Espanhola e Língua Portuguesa; Licenciatura em Educação do Campo; Matemática; Pedagogia.

A UFFS desenvolveu o Projeto Institucional PIBID 2018 em 21 núcleos do PIBID, nos cinco campi que possuem licenciaturas (Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza). No total foram envolvidas 739 pessoas, sendo 504 alunos bolsistas, 123 alunos voluntários, 63 professores supervisores da Educação Básica, 21 coordenadores de área bolsistas e 27 voluntários, além do coordenador institucional. No total 35 escolas da região de abrangência da UFFS receberam atividades do Programa. O repasse, em bolsas, ultrapassou R$ 5 milhões.

Em 2020, por meio do Edital CAPES nº 02/2020, a UFFS participou da seleção com sete subprojetos e um total de 600 bolsas solicitadas. Devido a restrições orçamentárias, no entanto, foram destinadas à UFFS 336 bolsas de iniciação à docência. Mesmo com os cortes, a Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenação Institucional decidiram envolver todos os núcleos, os quais foram implementados com o mínimo de oito e o máximo de 16 bolsistas. Como resultado, foram implementados 25 núcleos, com 14 coordenadores de área bolsistas simultâneos e outros 37 voluntários, além de 42 supervisores e 48 discentes voluntários. Os projetos são desenvolvidos nos cinco campi da UFFS que ofertam licenciaturas, abrangendo as seguintes áreas: Língua Portuguesa (Cerro Largo, Chapecó e Realeza); Matemática (Chapecó); Alfabetização (Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul); Biologia, Química e Física (Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza); Geografia (Chapecó e Erechim); História, Sociologia e Filosofia (Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul); e Licenciatura em Educação do Campo (Erechim e Laranjeiras do Sul). 

Ressalta-se que o PIBID/UFFS se trata de um Projeto de abrangência interestadual, o qual contribuiu/contribui sobremaneira para o desenvolvimento das licenciaturas dessa grande região e, por consequência, da melhoria da qualidade da Educação Básica.