PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa de Educação Superior, desenvolvido em grupos e organizado a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do País, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Academicamente, os grupos são compostos de estudantes de graduação sob a orientação de um professor tutor, sendo que o grupo pode ser composto de até 12 bolsistas e até seis voluntários. Os bolsistas são envolvidos em atividades acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão no decorrer de 20 horas semanais, desenvolvidas de acordo com os planejamentos anuais de cada grupo, contando também com atividades voltadas à cultura.

Dentre os objetivos do Programa estão a diminuição da evasão e elevação da qualidade acadêmica entre os estudantes de graduação, a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização da Educação Superior, além de qualificar a formação oferecida nos anos de permanência na Universidade.
Conforme disposto no artigo 2º da Portaria do MEC nº 976/2010, o Programa de Educação Tutorial tem por objetivos:

  1. desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  2. contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  3. estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  4. formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e
  5. estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), os grupos PET se distribuem em cinco campi, sendo os seguintes: PETCiências (campus Cerro Largo), PET Práxis (campus Erechim), PET Medicina Veterinária (campus Realeza), PET Assessoria Linguística e Literária (campus Chapecó) e PET Políticas Públicas e Agroecologia (campus Laranjeiras do Sul).

Os grupos contam com uma organização administrativa, em nível de Campus, com salas e recursos/equipamentos próprios, apoio técnico na Pró-Reitoria de Graduação e o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA). Este órgão é constituído de representantes das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, de Extensão e Cultura, Pró-Reitoria de Graduação, além de representantes tutores e bolsistas (alunos bolsistas), que realizam a avaliação do planejamento anual dos grupos PET, do desempenho dos grupos e tutores, aprovação de relatórios anuais e prestações de contas, além de analisar e aprovar processos de seleção e desligamento de tutores e bolsistas.

O PETCiências, Campus Cerro Largo atualmente tem como tutor o professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich. Seu principal objetivo é a excelência na formação dos licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Química, por meio da qualificação na área profissional, com ênfase nos eixos centrais Meio Ambiente e Formação de Professores. Nasceu de uma proposta interdisciplinar, sendo atualmente parte da proposta conexão de saberes. As atividades realizadas no eixo pesquisa contemplam o desenvolvimento de projetos e publicação de resultados obtidos no decorrer da pesquisa ao qual o bolsista/voluntário se encontra vinculado. Em tratar do ensino, há a participação em cursos de formação da UFFS, nos Ciclos Formativos ofertados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), assim como palestras, oficinas, participação em eventos, grupos de estudos e reuniões de planejamento e avaliação do programa, dentre outras. Na extensão destacamos a organização do Curso Ciência, Ambiente e Formação, de lives, oficinas e palestras, bem como o processo de iniciação à docência por meio do PETCiências vai à escola, por meio do qual os bolsistas são inseridos em escolas da região e atuam em conjunto com professores da Educação Básica.

O PET Medicina Veterinária, Campus Realeza, tem como atual tutora a professora Dra. Adalgiza Pinto Neto. Seus objetivos são valorizar outros saberes além do acadêmico, desenvolver nos alunos uma postura proativa em relação a apropriação do conhecimento, formar um profissional habilitado a trabalhar com o pequeno agricultor familiar e com as questões sociais que o envolvem, contribuir para o desenvolvimento técnico dos agricultores familiares e estimular a postura interdisciplinar entre alunos e professores.

O PET Práxis, Campus Erechim, é um programa interdisciplinar que congrega estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo (Ciências da Natureza) e Pedagogia, apresentado pelo professor Dr. Reginaldo José de Souza. Entre seus objetivos está possibilitar aos jovens de baixa renda e origem popular que estudam na Universidade o desenvolvimento de suas capacidades de produção do conhecimento, em consonância com seus saberes próprios, formando-os para intervir como atores das políticas públicas na UFFS e nos seus territórios de origem, contribuindo para a reflexão sobre o ingresso e permanência qualificada de setores populares no Ensino Superior. O foco temático do grupo, portanto, é a Educação Popular.

O PET Assessoria Linguística e Literária, Campus Chapecó, tem como tutora a professora Dra. Morgana Fabiola Cambrussi. O programa envolve os cursos de Pedagogia e de Letras, e objetiva promover a formação de docentes de elevada qualidade, capazes de atuar profissionalmente com ética, com responsabilidade e com respeito à diversidade. Além disso, objetiva formar profissionais comprometidos com uma educação transformadora e capaz de auxiliar os sujeitos para uma participação social ativa e cidadã. Para isso, desenvolve atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de cultura, através de projetos que investigam alternativas metodológicas para o ensino de língua, de literatura e de escrita.

O PET Políticas Públicas e Agroecologia, Campus Laranjeiras do Sul, é um grupo interdisciplinar composto por estudantes de comunidades populares rurais, tendo a agroecologia e o acesso a políticas públicas como temas unificadores de todos os cursos de graduação do campus. O projeto envolve os cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Educação do Campo, com tutoria da professora Dra. Josimeire Aparecida Leandrini. Seu objetivo principal é contribuir para a superação das desigualdades sociais e educacionais do meio rural da região Cantuquiriguaçu, por meio da elevação da qualidade da formação de estudantes de graduação, filhos de camponeses e assentados da reforma agrária, e seu envolvimento em processos de ensino, pesquisa e extensão junto às comunidades rurais.

Desse modo, os grupos PET da UFFS buscam a excelência da formação ao longo da graduação por meio da Educação Tutorial, planos de estudos e a organização e participação em diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão. O PET prima pela conexão entre saberes, a interdisciplinaridade e a interação entre alunos, professores e a comunidade regional, favorecendo uma formação qualificada e que se reverta em continuidade dos estudos em programas de pós-graduação e atuação profissional com maior qualificação para o mercado de trabalho.

Para além das já citadas atividades, também são realizados anualmente nos diferentes campi da UFFS, o Seminário Interno dos grupos PET da UFFS (SINPET), que busca aproximar os grupos PET da instituição fortalecendo os laços de cooperação entre os mesmos, em que a cada ano um grupo PET fica encarregado de sua organização no campi da instituição onde se desenvolve. 

Outro movimento de aproximação dos grupos é o INTERPETS, que foi realizado pela primeira vez em 2020 e surgiu da necessidade de ampliar o debate entre os grupos. O INTERPETS é uma alternativa a mais de encontro dos grupos, que tem por intuito aumentar o diálogo entre os mesmos. É realizado a cada 3 meses, e organizado por um grupo PET o qual escolhe a temática a ser desenvolvida.

Seguem links das publicações recentes, editadas pelo PET/UFFS:

 

Certificação PET

O certificado para bolsista / não bolsista / tutor do PET deverá ser solicitado pelo tutor do grupo PET através do seguinte formulário:

Requerimento de certificação PET