Como funciona a seleção

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de oferta das vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo  ocorre anualmente, em uma ou duas etapas, para os cursos de graduação de oferta regular.

A seleção dos candidatos se dá com base nos resultados da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mediante inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

A UFFS realiza seleção de candidatos pelo SiSU duas vezes por ano ou em etapa única. 

Na UFFS, no processo seletivo via SiSU, são 11 as modalidades de concorrência:

  • AC (Ampla concorrência) – Vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda familiar e raça/cor.
  • LB_EP – Vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
  • LB_PPI – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
  • LB_Q – vagas reservadas a candidatos quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • LB_PCD – Vagas reservadas a candidatos com deficiência, renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • LI_EP – Vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
  • LI_PPI – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
  • LI_Q – vagas reservadas a candidatos quilombolas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

  • LI_PCD – Vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

  • A1 - Vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nesta modalidade candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

  • A2 - Vagas reservadas a candidatos indígenas, condição que deve ser comprovada mediante apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) ou declaração emitida por entidade de representação indígena.

Após a divulgação da primeira chamada pelo MEC, os inscritos não selecionado podem optar, por meio da plataforma do SiSU, por permanecer na lista de espera da UFFS. Com base nesta lista são realizadas novas chamadas para preenchimento total das vagas. O candidato selecionado deverá comprovar documentalmente, por ocasião da matrícula, que se enquadra nos critérios da modalidade para a qual se inscreveu.

Saiba mais detalhes sobre a distribuição das vagas consultando nossa Política de Ingresso na Graduação.

Outras informações: http://sisu.mec.gov.br/