Sobre o Seminário

 

O II Seminário Integrador de Extensão tem por finalidade reafirmar e fortalecer o papel da Extensão Universitária na inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, proporcionando desenvolvimento social e regional e do aprimoramento das políticas públicas.

O I Seminário Integrador aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro de 2016. Visou sistematizar e problematizar programas e projetos que tinham como foco o desenvolvimento rural, agricultura familiar, sucessão familiar e cooperativismo.

A expectativa é de que, com esse seminário, possa-se fortalecer às ações de extensão, a partir da seguintes características:

a) abrangência, de forma que a ação, ou um conjunto de ações, possa integrar ensino, pesquisa e extensão, de modo a oferecer contribuições relevantes para a área, setor ou comunidade sobre o qual incide;

b) efetividade de uma política de curricularização da extensão. Cabe lembrar que há necessidade de que 10% da extensão precisa ser curricularizada, e que é necessário este avanço sem perder de vista os valores e princípios que a sustentam, de forma a permitir sua gestão eficiente e sua avaliação, seja a de seu processo de implementação (monitoramento), seja a de seus resultados e impactos sociais.

Assim, entendemos que o seminário poderá contribuir para refletir sobre o fazer-universidade e o papel da Extensão na perspectiva que viemos apontando. Para isso, partirá da análise de experiências já vivenciadas e de reflexões sobre as mesmas, em seus componentes estruturais, podendo desenvolver novos níveis de estudo aprofundamento e elaboração que possam fortalecer o papel da Extensão na UFFS, em seu caráter de Universidade pública democrática e popular.

Cronograma

 

1ª Etapa do Evento: 14 e 15 de junho de 2018

 

Formulário para inscrição de trabalho

 

Link para inscrição: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/index/login

 

Tutorial para inscrição de trabalho no Portal de Eventos

 

As apresentações dos trabalhos acontecerão na 1ª etapa do evento - 14 e 15 de junho de 2018.

 

Inscrições para ouvintes até 13 de junho de 2018

 

 

2ª Etapa do Evento: 26 e 27 de setembro de 2018

 

Programação

 

Link para inscrição nas mesas de diálogos: https://www-mgm.uffs.edu.br/formularios/eventos/ii-seminario-integrador