Plano Anual de Contratações (PAC - 2020)

 

Conforme o Portal de Compras do Governo Federal, o Plano Anual de Contratações (PAC) é um documento que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no exercício subsequente. A elaboração do Plano Anual de Contratações é obrigatória para os órgãos integrantes da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.
Com o levantamento prévio das contratações que pretende contratar ou prorrogar, passa-se a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas, viabilizando novas oportunidades de ganhos de escala, além de sinalizar ao mercado fornecedor as suas pretensões de modo que este se prepare adequadamente e com antecedência para participar dos certames licitatórios.
Destaca-se que o PAC 2020 da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi construído com o envolvimento de todos os setores da Instituição, envolvendo em especial os Agentes de Compras, Diretores de Campi, Coordenadores Administrativos, Pró-Reitores, por meio do envio, pelas áreas requisitantes, dos itens que a Instituição pretende contratar.

O Plano Anual de Contratações (PAC 2020) da UFFS está disponível no Painel de Compras do Ministério da Economia e pode ser consultado por meio do seguinte endereço: http://paineldecompras.economia.gov.br/planejamento.                                  Para facilitar a consulta, sugerimos a utilização do filtro “Código/nome da UASG”, inserindo o código “158517” para filtrar apenas os itens inseridos pela UFFS. A disponibilização das informações referentes ao Plano Anual de Contratações (PAC), por meio do endereço supracitado, bem como o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), no qual são inseridas as Informações do PAC, são de gerenciamento e responsabilidade do Ministério da Economia.

Maiores informações sobre o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações e o Plano Anual de Contratações podem ser consultadas através do seguinte endereço: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/pgc