Palestra Ética no Ambiente Universitário

Cartaz com informações sobre o evento Ética no Ambiente Universitário

Quando: 03/dezembro/2018, 19h00min - 22h00min

Local: Auditório do Bloco A do Campus Erechim

Público: Comunidade acadêmica da UFFS e comunidade regional.

Objetivo: Debater temas relativos a questões éticas no ambiente universitário, tais como: liberdade de expressão; o impacto das ações individuais no coletivo; acontecimentos pré-eleições presidenciais (ações judiciais nas universidades, fake news, etc.); ações possíveis dos estudantes; a função das instituições públicas diante do contexto atual, com ênfase nas universidades federais; liberdade de pesquisa; liberdade de manifestação e debate políticos.

Realização: Colegiado do Curso de Graduação em Filosofia - Licenciatura Campus Erechim e Diretório Acadêmico de Filosofia Simone de Beauvoir.

Programação:

19h - Palestra ministrada pelo professor João Ignácio Pires Lucas (Universidade de Caxias do Sul), seguida de debate.

João Ignácio Pires Lucas é graduado em Ciências Sociais (1993), com mestrado (1996) e doutorado (2003) em Ciência Política pela UFRGS. Atualmente é professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade de Caxias do Sul, ministrando as disciplinas de Sociologia Jurídica e Ciência Política no curso de Direito. Como gestor acadêmico foi assessor das pró-reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e de Pós-Graduação em Pesquisa (período 2002-2006), sub-chefe do Departamento de Sociologia (mandato 2003-2005), chefe do Departamento de Sociologia (mandato 2005-2006), pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UCS (período 2006-2009). Como pesquisador tem tido uma atuação interdisciplinar, publicando livros, capítulos de livros e artigos sobre sociedade de risco, mundo do trabalho, democracia, partidos políticos, variação sócio-linguística, gestão acadêmica, teoria política, cultura política e ideologia. Atualmente é pesquisador do Grupo Metamorfose Jurídica da UCS e do Núcleo de Estudos de Pesquisas em Política Públicas e Sociais.

Não é necessária inscrição.

A Coordenação do Curso de Graduação em Filosofia - Licenciatura pode fornecer atestados de participação para os interessados.

Coordenador do Evento: Marcio Soares (coordenador do curso de graduação em Filosofia - Licenciatura do Campus Erechim)

Telefone de Contato: (54) 3321-7345

E-mail: soares@uffs.edu.br