Aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo 2021-1: "Arquitetura é transformação do espaço pelo trabalho humano"

Aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2021-1

Quando: 25/junho/2021, 19h00min - 21h00min

Local: Evento on-line.

Público: Público em geral, especialmente indicado aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Objetivo: O início do semestre letivo é uma marca de um período importante que está por se desenvolver, de trabalho e de desenvolvimento intelectual, social e cultural. O distanciamento físico e social que se tem vivido nesta pandemia da COVID-19 e as aulas remotas, trouxeram a necessidade de mecanismos de maior interação e uma aproximação virtual entre docentes e acadêmicos. Desse modo, busca-se através da aula inaugural recepcionar e acolher os estudantes, encorajá-los e motivá-los.

Realização: Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, Campus Erechim. Organização: Profª Melissa Laus Mattos, Profª Renata Franceschet Goettems e Profº Edison Kiyoshi Tsutsumi.

Programação:

A aula inaugural contará com a fala da professora arquiteta Silke Kapp (UFMG), cuja área de atuação se alinha com a base pedagógica do curso em especial em seu foco com a atividade do canteiro experimental. Silke é arquiteta, com mestrado e doutorado em Filosofia (UFMG, 1994 e 1999) e pós-doutorado na área de sociologia urbana (Bauhaus Universität Weimar/ Capes, 2015). Atualmente é professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG, líder do Grupo de Pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

O título da fala será: "Arquitetura é transformação do espaço pelo trabalho humano", que traz uma abordagem que contrapõem o entendimento da arquitetura como campo elitista, como puro desenho, como coisa apenas de arquitetos e de um mundo de erudição ou consumo privilegiado.

Será direcionada aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas terá transmissão ao vivo e aberta por meio do canal de YouTube do Curso de Arquitetura e Urbanismo: https://www.youtube.com/c/ArquiteturaeUrbanismoUFFS e pode ser acessado por link direto: https://www.youtube.com/watch?v=O2wNsc4Xq-U

Aos participantes será dada a oportunidade de preenchimento de formulário para certificação como evento de extensão (2h).

Coordenador do Evento: Melissa Laus Mattos

E-mail: arquitetura.urbanismo.uffs@gmail.com