UFFS – Campus Realeza promove II Congresso Internacional de Memórias & Formação Docente

Publicado em: 31 de outubro de 2017 14h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2017 14h10min

Com o objetivo de abordar aspectos da formação docentes em diferentes espaços, como o contexto de fronteira, a relação entre Universidade e escolas, os processos de alfabetização e letramento, a Universidade Federal da Fronteira sul (UFFS) – Campus Realeza promove o II Congresso Internacional de Memórias & Formação Docente nos dias 8 e 9 de novembro. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa "(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores" (TRIPEC) e o Centro Acadêmico de Letras.

As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 3 de novembro, pelo site do evento. O custo das inscrições varia conforme o público: alunos da Educação Básica têm isenção; para alunos de Graduação, o valor é de R$ 25,00; para alunos de cursos de Pós-Graduação, R$ 40,00; para professores da Educação Básica, R$ 30,00; e para professores de Instituições de Ensino Superior o custo é de R$ 60,00.

O evento inicia com o debate a partir de uma reportagem sobre o primeiro vereador indígena do Brasil, Ângelo Cretã. Eleito em 1976, em plena ditadura, o antigo cacique da Terra Indígena de Mangueirinha é reconhecido pela defesa das terras indígenas do sul do país. Sua morte em 1980, num acidente de carro, causou grande comoção nacional. A mediação é da professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski e conta ainda com a participação dos professores Antônio Marcos Myskiw, Fabiana Marreto Secariolo e Jaci Poli (IFPR – Capanema).

A formação docente e a relação Universidade-Escola é outro foco de debate, no qual será evidenciado o trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e outros projetos e ações. O mediador do debate é o professor Gilson Luis Voloski, com a participação dos professores Alexandre Carvalho de Moura, Saulo Gomes Thimoteo, Sérgio Roberto Massagli e Viviane Scheibel de Almeida.

Sobre a formação no contexto de fronteira, foram convidados professores brasileiros e argentinos que apresentarão projetos e trabalhos voltados à formação de professores. O diálogo busca compartilhar experiências projetando novas ações. O debate será mediado pelo professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e conta com a participação dos professores André Castanha (Unioeste – Francisco Beltrão), Gabriela Backes (Instituto Privado de Estudios Superiores – Oberá – Misiones), e Edemar Rotta (UFFS – Cerro Largo).

Alfabetização e letramento é outra temática do evento que busca avaliar o processo de práticas de leitura, escrita e oralidade na escolarização de crianças e adolescentes. A mediadora será a professora Márcia Adriana Dias Kraemer, com a participação da professora Rejane Cavalheiro (UFSM – Santa Maria) e da pedagoga Andreia Florencio Eduardo.

Programação:

Campus Realeza

8h: Credenciamento

Café caboclo

Apresentação cultural com Valdemar de Almeida e a Viola

9h: Cinedebate "Ângelo Cretã: luta em defesa da Terra Indígena"

Membros: Prof. Antônio Marcos Myskiw (UFFS – Realeza), Prof.ª Fabiana Marreto Secariolo (UFFS – Realeza) e Prof. Jaci Poli (IFPR – Capanema)

Mediadora: Rosiane Moreira da Silva Swiderski

14h: Mesa-redonda "Formação Docente e Relação Universidade-Escola"

Membros: Alexandre Carvalho de Moura, Saulo Gomes Thimoteo, Sérgio Roberto Massagli e Viviane Scheibel de Almeida (todos da UFFS – Campus Realeza Mediador: Gilson Luis Voloski

19h30: Abertura oficial do evento

Mesa-redonda "Formação de Professores em contexto de Fronteira"

Membros: Edemar Rotta (UFFS – Cerro Largo), Gabriela Backes  (IPET – Oberá, MIS-AR), e André Castanha (Unioeste – Francisco Beltrão-PR).

Mediador: Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (UFFS – Realeza)

8h30: Mesa-redonda "Alfabetização e Letramento"

Membros: Andreia Florencio Eduardo (UFFS – Realeza), Rejane Cavalheiro (UFSM – Santa Maria, RS-BR).

Mediadora: Márcia Adriana Dias Kraemer (UFFS – Realeza)

14h-17h: Minicurso "Desenvolvimento de website a partir do portal Wix"

15h15: Intervalo para café

19h30: Comunicações orais e apresentação de pôsteres