Servidores do Campus Realeza participam de treinamento para compor brigada voluntária de prevenção e combate a incêndio
Nesta sexta-feira (26), no último dia de capacitação, foi finalizada a prática de primeiros socorros e realizada a utilização do sistema de hidrantes e extintores dos prédios.

Publicado em: 26 de outubro de 2018 10h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2018 10h10min

Durante os últimos três dias, servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza participaram de treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros. O objetivo é capacitar uma equipe para formação de uma brigada voluntária de prevenção e combate a incêndio no âmbito do Campus Realeza. Nesta sexta-feira (26), no último dia de capacitação, foi finalizada a prática de primeiros socorros e realizada a utilização do sistema de hidrantes e extintores dos prédios.

O curso apresentou aspectos teóricos e práticos, abordando exigências legais, como normas do corpo de bombeiros e brigada de incêndio; características do fogo (elementos químicos, estudos sobre combustão, calor, temperatura, classes de incêndio); extinção e combate a incêndios, enfatizando a utilização de extintores, mangueiras de incêndio, hidrantes e evacuação de emergência; e noções de primeiros socorros, como massagem cardíaca, como agir no caso de obstrução das vias aéreas e lesões, técnicas de remoção e transporte de acidentados, entre outras.

Objetivo é capacitar uma equipe para formação de uma brigada voluntária de prevenção e combate a incêndio no âmbito do Campus Realeza (Roberto Jonikaites/UFFS)

Esta é a segunda vez que os servidores participam de treinamento sobre combate a incêndio. O primeiro foi realizado no ano passado a partir de uma parceria com a Defesa Civil de Realeza. Na época, foram apresentadas noções básicas para despertar nos servidores o interesse em compor uma brigada de incêndio, como a que já existe no Campus Chapecó. De acordo com a Coordenação Administrativa do Campus Realeza, desta vez foi contrata uma empresa especializada para qualificar a equipe de voluntários e aprofundar teoria e prática.