Rodas de conversa trazem debate sobre prevenção ao suicídio no Campus Realeza

Publicado em: 13 de setembro de 2018 16h09min / Atualizado em: 17 de setembro de 2018 08h09min

Com objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a realidade do suicídio, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza está promovendo debates com estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. As rodas de conversa fazem alusão ao Setembro Amarelo, movimento mundial que busca alertar a população sobre o problema do suicídio e mostrar que existe prevenção.

O primeiro encontro foi realizado nesta quarta-feira (12), e a psicóloga da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Claudia Dallagnol, mediou o debate sobre saúde mental no Ensino Superior. Os participantes partilharam experiências, trazendo dúvidas e soluções para resolução de conflitos.

Coordenador do Centro de Valorização a Vida de Cascavel, Claudemir Desto, falando sobre prevenção ao suicídio (Ariel Tavares/UFFS)

Já nesta quinta-feira (13), a conversa foi com o coordenador do Centro de Valorização a Vida (CVV) de Cascavel, Claudemir Desto. A instituição presta apoio emocional e prevenção ao suicídio, sendo o atendimento voluntário e gratuito. A temática do encontro enfatizou que "falar é a melhor solução", um dos princípios do CVV. Os contatos de atendimento podem ser acessados na página www.cvv.org.br ou pelo telefone 188.

A última roda de conversa será realizada no dia 19 de setembro, às 19h30, no Auditório Bloco A. O psicólogo da Prefeitura de Realeza, Geovane dos Santos da Rocha, será o mediador do encontro que tem como foco "Saúde mental no sistema educacional: discussões necessárias".