Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira promove palestra com socióloga Helena Singer
A participação na palestra é aberta a toda comunidade acadêmica, a transmissão será realizada no canal do PRACTICE UFFS, no YouTube.

Publicado em: 20 de novembro de 2020 10h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2020 13h11min

Para marcar o encerramento do Curso Escola Intercultural de Fronteira – Currículo Base do Território Catarinense e Temas Contemporâneos, no dia 1º de dezembro, será promovida a palestra "A educação necessária para um mundo sem pandemia", com a socióloga Helena Singer. A transmissão será realizada a partir das 9h30, no canal do PRACTICE UFFS, no YouTube. A palestra é aberta a toda comunidade acadêmica, e as inscrições para certificação serão disponibilizadas durante o evento. A atividade conta também com o apoio do Programa Residência Pedagógica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

A pesquisadora Helena Singer foi chefe de departamento do Sesc Nacional e assessora especial do Ministério da Educação, atualmente é vice-presidente para a Juventude da Ashoka América Latina, membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). É autora dos livros "República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência" e "Discursos Desconcertados: Linchamentos, Punições e Direitos Humanos", além de possuir outros livros e artigos publicados, no Brasil e no exterior, na área de Sociologia, com ênfase em direitos humanos, democracia, educação e juventude.

A palestra, que será mediada pelos professores Élsio José Corá (Campus Chapecó) e Ana Carolina Teixeira Pinto (Campus Realeza), é uma das atividades finais do projeto de extensão que buscou ofertar formação aos professores que atuam nas Escolas Interculturais de Fronteira das cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e de Bernardo de Irigoyen, localizada na província de Misiones, na Argentina, durante este ano de 2020.

Com duração de 80 horas, o curso foi composto por oito módulos, que abordaram quatro eixos principais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação Integral e Educação Financeira; Multiculturalismo e Direitos Humanos; Saúde e Interculturalidade; Meio Ambiente e Arte na Fronteira. Cerca de 40 professores participaram das atividades, realizadas remotamente devido à pandemia.

À tarde, os participantes do curso farão uma apresentação de planos de ação didática, desenvolvidos de acordo com os eixos de formação. Os planos buscam traçar estratégias de ensino, discutindo propostas metodológicas, experiências práticas e apresentando materiais didáticos. Os seminários são restritos aos participantes.