Projeto Química em Arte do Campus Realeza convida comunidade para atividade nesta sexta-feira (27)
Objetivo do projeto é promover a interação entre professores, acadêmicos e a comunidade em geral, além de promover a divulgação de diferentes conhecimentos científicos.

Publicado em: 25 de novembro de 2020 17h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2020 11h11min

Conversas sobre potencialidades na área da Química, relatos sobre professores que marcaram a formação, experiências de egressos do curso e saraus, essas são algumas das temáticas abordadas no Projeto de Extensão Química em Arte do Campus Realeza. E nesta sexta-feira (27), às 21 horas, a convidada é a professora Márcia Adriana Dias Kraemer, que traz uma conversa sobre a leitura literária e processos de escrita.

O objetivo do projeto é promover a interação entre professores, acadêmicos e a comunidade em geral, além de promover a divulgação de diferentes conhecimentos científicos. Os interessados podem conferir os novos conteúdos sempre às sextas-feiras, a partir das 21 horas, pelo canal Química em Arte, no YouTube, ou pelo Instagram no perfil quimica_emarte.uffs. 

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, professora Gisele Louro Peres, o Química em Arte também traz reflexões sobre música, artes visuais e literatura. “Temos vários quadros temáticos, entre eles o Química Ilustrada. Nele fazemos uso de charge, memes, tirinhas, músicas, entre outras formas de linguagem para a divulgação de conceitos científicos nas redes sociais. Essa interdisciplinaridade também é alcançada em algumas entrevistas que fazemos pelo projeto. Dessa forma, potencializamos o engajamento do público, bem como desenvolvemos novos processos de aprendizagem e reconstrução de conhecimentos”, detalhou.

O convidado para o dia 4 de dezembro, às 21 horas, será o professor do Campus Laranjeiras do Sul, Alexandre Monkolski, que irá falar sobre a prática de desenho à mão livre, bem como sobre sua formação nas áreas de Ecologia, Zoologia e Educação.

Para o mês de dezembro, também será apresentado o quadro “Mulheres na Ciência”, que busca valorizar do protagonismo feminino na ciência e o crescimento da participação feminina no âmbito acadêmico e científico a partir de entrevistas com professoras da UFFS.

Ao todo, o projeto é composto por 11 iniciativas diferentes, algumas já estão nas redes sociais: Mulheres na Ciência; Química Ilustrada; Formei! E agora?; Meu professor inesquecível é; CuriosiUFFS; Minha pesquisa é; Químik desconstruída; vídeos explicativos sobre conceitos da área de Ciências; Histórias de professores (vida e trabalho); Conhecendo um cientista e sua mente brilhante; e Implicações do saber científico no desenvolvimento de uma sociedade.

O projeto Química em Arte também conta com a colaboração do diretor do Campus Laranjeiras do Sul, professor Martinho Machado Junior, e do técnico da área de Física Hudison Loch Haskel, além da participação dos acadêmicos do curso de Química de Realeza Elison de Miranda Hausschild, Célia dos Santos de Almeida, Diego Gabriel de Oliveira, Jean Carlos de Lima Martins e Poliana Rewers Batista.