Projeto de pesquisa da UFFS cria curso gratuito para capacitar atores envolvidos na compra de produtos da agricultura familiar
Formado por 16 módulos e com carga horária de 160 horas, o curso aborda aspectos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra institucional, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Publicado em: 22 de janeiro de 2020 10h01min / Atualizado em: 28 de janeiro de 2020 09h01min

Incentivar a compra de alimentos da agricultura familiar, esse é um dos objetivos do curso on-line e gratuito “Mercados institucionais para a Agricultura Familiar: Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar”, que foi desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O curso é resultado de um projeto de pesquisa da UFFS em parceria com professores e acadêmicos vinculados a seis Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil.

O objetivo do curso é capacitar nutricionistas, agricultores familiares, acadêmicos, gestores, técnicos e demais interessados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra institucional, e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), apresentando os processos exigidos para a compra de alimentos da agricultura familiar, incentivo a produção agroecológica e a participação social em conselhos de alimentação escolar e conselhos de segurança alimentar e nutricional.

O curso “Mercados institucionais para a Agricultura Familiar” está hospedado na Plataforma Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – uma das instituições parceiras da pesquisa – e pode ser acessado pelo site lumina.ufrgs.br. A inscrição é gratuita e o curso é inteiramente on-line.

Formado por 16 módulos e com carga horária de 160 horas, o curso é divido em conhecimentos básicos e específicos, que abordam temáticas como: segurança alimentar, mercados institucionais, alimentação coletiva, elaboração de chamada pública PNAE e PAA, projetos de venda, produção ecológica, formulação de cardápios, receitas e preparo de alimentos, qualidade dos alimentos, participação social em conselhos, experiências de autogestão de restaurantes universitários (RU), experiências com empresas terceirizadas em RU e internacionais, entre outros.

Esse é mais um resultado do projeto de pesquisa “Compras públicas e circuitos curtos da agricultura familiar: a promoção da segurança alimentar e nutricional por meio do abastecimento alternativo no Sul do Brasil e Colômbia” financiado pelo CNPq e é referente à Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016. Os pesquisadores investigam aspectos da compra institucional, uma das modalidades previstas no PAA, além da implementação do Decreto n° 8.473, de 22 de junho de 2015, que estabelece, no âmbito da Administração Pública Federal, o percentual mínimo de 30% destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações.