Projeto de Extensão do Campus Realeza busca criar jogos a partir de obras literárias
Encontros serão realizados às quartas-feiras, no horário das 13h às 15h, na Biblioteca Cidadã de Realeza

Publicado em: 04 de abril de 2018 16h04min / Atualizado em: 05 de abril de 2018 08h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza convida professores e estudantes da Educação Básica, assim como a comunidade acadêmica para participar do Projeto de Extensão "Adamastor – Laboratório de Criação de Jogos Literários". O objetivo é o desenvolvimento de materiais didáticos e diferentes tipos de jogos a partir de obras literárias, buscando criar um contato alternativo com textos consagrados.

Os encontros serão realizados às quartas-feiras, no horário das 13h às 15h, na Biblioteca Cidadã de Realeza, localizada na Avenida Rubens César Caselani, próximo à Praça Central. A próxima reunião será no dia 11 de abril.

O projeto busca criar materiais didático-pedagógicos para serem utilizados tanto em sala de aula como fora dela, assim como o desenvolvimento de outros jogos com temática literária em diferentes modalidades, seja cartas, tabuleiro ou aplicativos. Um exemplo é o Jogo Literacards, criado pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Letras-Português da UFFS – Campus Realeza, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O Literacards consiste em um baralho em que cada carta apresenta um personagem de romances consagrados escritos por José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Clarice Lispector. A ideia do jogo é, por meio das escolhas dessas características dos personagens, tomar o maior número de cartas dos demais participantes.

O coordenador do projeto, professor Saulo Gomes Thimóteo, explica que ao tentar unir a literatura e os jogos, possibilita um novo contato com o universo literário, a partir de atividades lúdicas e de entretenimento. "Textos como 'Os Lusíadas', de Luís de Camões, 'Os sertões', de Euclides da Cunha, ou 'O cortiço', de Aluísio Azevedo, tornam-se fértil material de transposição para jogos de tabuleiro, fazendo com que os conhecedores da obra possam revisitá-la sob esse novo formato, bem como novos leitores surjam a partir da curiosidade do livro que originou tal jogo", detalha.