Programa "Nos Caminhos da Práxis" da UFFS atende professores das escolas do campo de Francisco Beltrão

Publicado em: 05 de julho de 2018 16h07min / Atualizado em: 05 de julho de 2018 16h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza e a Prefeitura de Francisco Beltrão formalizaram parceria para o desenvolvimento do Programa Nos Caminhos da Práxis. O acordo de cooperação técnica com o município busca atender as necessidades de qualificação de professores, promovendo a produção e troca de conhecimentos. Cerca de 70 professores que atuam nas escolas do campo no Ensino Fundamental II (turmas de 6º a 9º anos) participarão do programa.

O acordo entre a UFFS e a Prefeitura de Francisco Beltrão foi assinado no dia 26 de junho, na Comunidade São Pio X – Km 20, na Escola Municipal Basílio Tiecher, quando foi realizado o encontro com os gestores das escolas do campo. Participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron, a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen, o representante do Núcleo Regional de Educação (NRE), Célio Steimbach, a diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS, Solange Todero Von Oncay, o assessor pedagógico do departamento de acompanhamento financeiro de atividades de Extensão da UFFS, Ademir Luiz Bazzotti, e o diretor da Escola Municipal Basílio Tiecher, José Celso Ferreira Soares.

Assinatura do documento aconteceu na Comunidade São Pio X – Km 20, na Escola Municipal Basílio Tiecher (Ascom/Prefeitura de Francisco Beltrão)

Durante o evento, os participantes ouviram a palestra do representante do NRE, professor Célio Steimbach, que falou sobre a história do trabalho da região com as escolas situadas no campo, propostas realizadas e resultados obtidos, em especial sobre a relação com a comunidade, a identidade dos jovens com o campo e as questões produtivas e ambientais.

A diretora de Extensão da UFFS, Solange Todero Von Onçay, também apresentou as questões que fundamentam e estruturam as metodologias da Educação do Campo e um breve relato de experiências.

Os professores da UFFS – Campus Realeza e colaboradores serão os responsáveis por ministrarem os encontros de formação que ocorrerão mensalmente. Os temas abordados nos próximos meses serão: Política para Educação do Campo, Agroecologia e Sustentabilidade, baseados na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa. A parceria na execução do Programa tem duração de dois anos.

O primeiro encontro de formação será no dia 27 de julho. Pontos importantes sobre a Educação do Campo e da proposta Educar pela Pesquisa serão abordados pelo professor Jackson Luis Martins Cacciamani e a equipe da Assessoar: Ricardo Callegari, André Fedel e Rogéria Pereira Alba.

Município de Santo Antônio do Sudoeste também participa

Além de Francisco Beltrão, a UFFS tem parceria com o município de Santo Antônio do Sudoeste. Cerca de 300 professores participam das capacitações Programa Nos Caminhos da Práxis.

O próximo encontro será realizado nos dias 26 e 27 de julho, quando serão abordados os tópicos: Histórico da Infância, Aquisição da Linguagem e o Processo de Aprendizagem da Escrita, Processos Avaliativos, Os afazeres da Educação Básica. As temáticas serão ministradas pelos professores Ronaldo Aurélio Gimenes Gárcia, Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Mariane Inês Ohlweiler, e a pedagoga Andreia Florencio Eduardo.