Professores do Campus Realeza publicam livro sobre estudos das regiões fronteiriças do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
O livro “O Sul e suas fronteiras: Linguagens e História” está disponível gratuitamente no site da Acervus Editora.

Publicado em: 07 de dezembro de 2022 13h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2022 13h12min

Formado por um conjunto de 11 capítulos, o livro “O Sul e suas fronteiras: Linguagens e História” reúne textos que buscam lançar múltiplos olhares às fronteiras da região Sul do país. A obra organizada pelos professores do Campus Realeza Marilene Aparecida Lemos, Antonio Marcos Myskiw e Clóvis Alencar Butzge apresenta diferentes reflexões produzidas por pesquisadores que se dedicam, há muitos anos, ao estudo das regiões fronteiriças do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O livro trabalha com o conceito de “fronteira”, o qual não se restringe à separação de países das regiões em foco, mas é compreendido a partir de suas práticas sociais, relações e outras dimensões da vida humana, evidenciando também aspectos da cultura, da língua, da política, etc. “O subtítulo ‘linguagens e história’ busca articular estudos que olham para as diferentes manifestações linguísticas (literatura, comunicação, legislação, educação, religião, por exemplo) como inerentes ao processo histórico”, conforme é explicado na apresentação.

A primeira seção é dedicada à “Educação, língua e linguagens de fronteira”, sendo formada por seis textos. Os capítulos destacam fenômenos linguísticos na região fronteiriça, análise de documentos que regulamentam os currículos para interpretar os efeitos de políticas linguísticas, a formação de professores de línguas e demais manifestações que consideram as particularidades dos territórios estudados.

Já a segunda seção “Histórias, literaturas e memórias fronteiriças”, possui cinco textos que evidenciam o cotidiano da/na fronteira e os distintos olhares sobre a exploração, a ocupação e a colonização da região. Nesse contexto, existem análises sobre a Guerra contra o Paraguai, o processo de instalação de grandes empresas, os relatos das expedições realizadas por viajantes brasileiros, as narrativas dos moradores da comunidade da Marmelândia/PR, e do romance “Amor a la tierra”, de Antonia Arrechea, como subsídio documental para a escrita da história da fronteira Argentina-Brasil.

Os textos presentes no livro são assinados pelos pesquisadores Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Eliana Sturza, Angelise Fagundes, Isis Ribeiro Berger, Marcus V. L. Fontana, Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques, Adail Sobral, Froilán Fernández, Odair Eduardo Geller, Alberto Daniel Alcaráz, Bruno Pereira de Lima Aranha, Rosângela Margarete Scopel da Silva, Marcio da Silva Oliveira e Antonio Marcos Myskiw.

O livro “O Sul e suas fronteiras: Linguagens e História” está disponível gratuitamente no site da Acervus Editora.