Noites culturais movimentam o Campus Realeza durante a I Semana Acadêmica Integrada
Os debates iniciados na segunda-feira (7), especialmente, as apresentações culturais e exposições foram destaque no evento que somou cerca de 200 inscritos.

Publicado em: 10 de novembro de 2022 16h11min / Atualizado em: 11 de novembro de 2022 10h11min

Com finalização prevista para esta sexta-feira (11), a I Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Letras, Pedagogia e Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza reuniu a participação de diferentes públicos, entre estudantes e professores dos cursos de graduação, da educação básica e demais integrantes da comunidade regional. Os debates iniciados na segunda-feira (7) e, especialmente, as apresentações culturais e exposições foram destaque no evento que somou cerca de 200 inscritos.

Uma das primeiras atividades culturais contou com a participação dos alunos da oficina de música do Centro Juvenil de Realeza. O repertório composto pelo pop rock nacional abriu os trabalhos na noite de terça (8), dia em que também foram realizadas oficinas com temáticas de preconceito linguístico, educação estética, memória, além do debate sobre os direitos e o suporte educacional ao autista.

Apresentações foram realizadas no saguão do Bloco dos Servidores e do Bloco A (UFFS/Ariel Tavares)

Já na noite de quarta-feira (9), foi a vez das apresentações de balé do Centro de Artes e Movimento Amélia Skiba, com a peça Peter Pan, a arte circense do Projeto Social Circo Real e o projeto de patinação de Diego Reis e alunos. Também foi realizada a exibição da segunda temporada da série Mulher Poema, desenvolvida pelo grupo de teatro La Broma do Campus Realeza, em parceria com o coletivo Digressão Cênica da Unioeste/Cascavel.

No saguão do Bloco dos Servidores está exposto o trabalho da cientista social e artista plástica Cláudia Mallman. A exposição “Despetalada” é formada por 42 obras que expressam os sentimentos e as vivências da condição de “ser mulher”. No saguão do Bloco A está a exposição “As cores da ciência”, criada pelo Coletivo Bioaquarela, resultado de um projeto de extensão sobre ilustração científica desenvolvido no Campus Realeza. Os trabalhos artísticos poderão ser apreciados até o dia 18 de novembro.

Palestra de abertura proferida pela professora Ione da Silva Jovino (UEPG) (UFFS/Ariel Tavares)

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cristiane de Quadros, as apresentações destacaram a importância das linguagens artísticas na formação humana. “Para além das palestras e atividades acadêmicas, também buscamos construir um espaço para ter essa integração artístico-cultural, pensando uma formação humana de forma mais ampla. Com isso, também tivemos uma participação importante de alunos do ensino médio, do ensino fundamental, professores da educação básica, crianças e adultos, que acabaram se integrando às demais atividades propostas pelo evento”, comentou

Quanto às palestras realizadas, a coordenadora do curso de Letras, professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski, avaliou que a proposta interdisciplinar do evento, somando à temática  “Diversidade, educação pública e direitos humanos”, contribuem para a complementação da formação acadêmica. “Tivemos momentos de reflexão sobre a inserção da cultura afro-brasileira e indígena no contexto educacional, do preconceito linguístico, a inclusão da pessoa autista, esses e outros temas que ampliam o pensamento crítico e fomentam a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, a integração com os demais cursos de graduação aponta para a importância de fomentar a interdisciplinaridade como exercício pedagógico constante”, destacou.

A finalização da I Semana Acadêmica Integrada será nesta sexta-feira (10), quando será realizada a mesa redonda sobre movimentos sociais do campo e povos indígenas, as ocupações das escolas secundaristas em 2016 e a eclosão do fascismo. “Nesta oportunidade, serão apresentados resultados de pesquisas produzidas por egressos do curso de especialização em Direitos Humanos do Campus Realeza. Momento em que é devolvido para a comunidade um exercício feito nessa perspectiva da relação de produção de conhecimento, mapeando temas da comunidade e depois apresentando os resultados”, enfatizou o coordenador do curso de Administração Pública, professor José Oto Konzen.

Arte circense do Projeto Social Circo Real estava entre as apresentações culturais (UFFS/Ariel Tavares)