Nível de Segurança Operacional 4 passa a vigorar no Campus Realeza
O nível 4, considerado de risco alto em relação à pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19), ficará em vigor até a data de 19 de novembro.

Publicado em: 14 de outubro de 2020 14h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2020 14h10min

Nesta quarta-feira (14), passa a vigorar o Nível  de Segurança Operacional 4 no Campus Realeza. A definição é baseada na Resolução Nº 28/CONSC RE/UFFS/2020, que em seu Anexo II também descreve as implicações e os efeitos da mudança. Em resumo, as atividades presencias permanecem suspensas, porém algumas demandas como, por exemplo, o uso de laboratórios para pesquisa e extensão podem ser realizadas presencialmente com limite de ocupação de apenas 25%.

O nível 4, considerado de risco alto em relação à pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19), ficará em vigor até a data de 19 de novembro. Porém, a perspectiva de mudança para o nível 3 (médio risco) já foi sinalizada na 8ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus Realeza, realizada no dia 5 de outubro.

De acordo com a Resolução Nº 31/CONSC RE/UFFS/2020, aprovada na 8ª Sessão, a sinalização de revisão do nível de segurança operacional do campus para 3 foi possível pois, embora ainda haja uma curva epidêmica em acréscimo (aumento no número de casos e óbitos totais) e permaneça elevado o risco de contágio, houve declínio significativo na taxa de ocupação hospitalar na região de abrangência do campus.

Entretanto, a decisão final sobre a mudança do nível de segurança operacional será avaliada na 9ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, prevista para o dia 9 de novembro.

“A decisão do Conselho é coerente com a complexidade e com o cuidado que a situação exige. Embora ainda se trate apenas de uma sinalização, tal indicação é positiva, na medida em que nos dá alento para que retornemos à normalidade de nossas atividades o mais breve possível. Por outro lado, a mudança para o nível 3 implica adotar outras medidas, como a compra de produtos de higiene, equipamento de proteção individual para os servidores, aplicação de protocolos de biossegurança, treinamentos, entre outros. O Conselho sinalizou esse possível cenário e esperamos que até a data de revisão, no dia 9 de novembro, esse novo nível de segurança possa ser implementado. Enquanto isso, a Direção do Campus Realeza está trabalhando para viabilizar essas condições”, disse o diretor Marcos Antônio Beal.