Minicurso sobre plantas alimentícias não-convencionais finaliza atividades da Jornada Acadêmica de Nutrição
Iniciada na segunda-feira (21), o evento buscou abordar várias tendências na área.

Publicado em: 24 de maio de 2018 16h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2018 16h05min

Nesta quinta-feira (24), foi finalizada a 6ª Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Iniciada na segunda-feira (21), o evento buscou abordar várias tendências na área, como a utilização das plantas alimentícias não-convencionais (PANCs), bem como promover debates a respeito da ética profissional e os avanços e os desafios que marcaram os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com uma diversidade de minicursos, a Jornada Acadêmica de Nutrição trouxe novas tendências na área, como a utilização das PANCs. A professora da UFFS, Cassiani Gôtama Tasca, e o gastrônomo e acadêmico de Nutrição, José Vitor Martins, realizaram práticas culinárias, elaborando molhos, tortas, bolos e sopas com flores de hibiscus, ipê, dente-de-leão; e plantas como capim-limão, taioba, urtigão, almeirão roxo, ora-pro-nóbis, entre outras.

Minicurso de práticas culinárias abordou a utilização de plantas alimentícias não-convencionais (Ariel Tavares/UFFS)

Muitas das plantas utilizadas na prática crescem espontaneamente, sendo encontradas em hortas, jardins e até mesmo em calçadas de rua, porém, segundo Cassiani, as PANCs têm grande valor nutricional, assim como terapêutico. "É interessante que o público esteja aberto a provar novos sabores e sensações. Assim, comendo e cultivando PANCs estamos preservando a biodiversidade do ambiente, consumindo alimentos que são nutricionalmente valiosos e muitas vezes não são considerados, além de dar uma nova alternativa para o pequeno produtor, que tem a possibilidade de aumentar os seus ganhos com esse cultivo alternativo", destacou.

Entre os profissionais convidados para palestrar no evento, estava a professora Maria Lucia Frizon Rizzoto (Unioeste - Cascavel) que abordou os avanços, os retrocessos e os desafios durante os 30 anos de existência do SUS. "Ainda há uma distância muito grande entre o discurso constitucional - daquilo que foi garantido na Constituição de 1988 - e o SUS real, isso que a população vive cotidianamente. Um dos principais problemas passa pela questão do financiamento, mesmo assim, tivemos vários avanços, conseguimos universalizar a atenção básica e foi garantido o direito à saúde para boa parte da população, antes excluída do sistema. Porém, é necessário avançar, por isso a população deve estar atenta já que podemos ter retrocessos. É um momento de resistência, de denúncia e análise, pensando nas alternativas para o futuro", avaliou a palestrante.

Avanços, retrocessos e desafios sobre o SUS foi enfatizado pela professora Maria Lucia Frizon Rizzoto (Unioeste - Cascavel) (Ariel Tavares/UFFS)

Para a coordenadora do curso de Nutrição, professora Márcia Fernandes Nishiyama, o evento cumpriu um papel importante na formação dos acadêmicos. "Tivemos vários minicursos e palestras que abordaram questões sobre alimentação coletiva, nutrição social, tecnologia de alimentos, nutrição clínica e esportiva, experiências que contribuem para formação dos participantes. Também aproveito para parabenizar os acadêmicos da 3ª fase do curso, que foram voluntários no desenvolvimento do evento e participaram ativamente da organização", comentou.

Professor Martinho Machado Junior (UFFS/Laranjeiras do Sul) falou sobre técnicas e aplicações em nanotecnologia (Ariel Tavares/UFFS)

Incluída na programação do evento também estava a realização da IV Mostra de Pesquisa e Extensão do Curso de Nutrição, quando foram apresentadas os resultados de projetos desenvolvidos por estudantes e professores do curso. "Tivemos trabalhos que focaram o perfil de pacientes atendidos na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, estudos que apresentam alguns fatores para o desenvolvimento da obesidade - como depressão, defensivos agrícolas e outras substâncias -, temáticas bastante diversas, mas que já mostram resultados de pesquisas realizadas pelos acadêmicos", destacou a coordenadora da mostra, professora Eloá Angélica Koehnlein.

Resultados de projetos desenvolvidos por estudantes e professores também foram apresentados no evento  (Ariel Tavares/UFFS)